Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • E/D Queiroz, Laurez, Luana e João Cruz
  • Donizeti Nogueira novo presidente estadual do PT
  • Dep. Solange nova presidente metropolitana do PT
  • Manoel Natividade ex-presidente do diretório metropolitano
  • João Cruz chega ao evento
  • Manoel Bueno representou o governador
  • Alan Barbieiro conversa com João Cruz

O evento de posse dos novos diretórios metropolitano e estadual do Partido dos Trabalhadores ontem, quarta-feira, 30, foi prestigiado por várias lideranças políticas. Estiveram presentes a senadora Fátima Cleide, (PT-RO); o deputado federal (PT-GO), Rubem Otoni; o deputado federal Laurez Moreira (PSB-TO); o prefeito de Gurupi João Cruz (PR); Secretário de Governo, Manoel Bueno (representando o governador), Superintendente da CEF, José Messias; deputada estadual, Luana Ribeiro (PR); deputado estadual, Manoel Queiroz (PT); Reitor da UFT, Alan Barbieiro; ex-senador, Carlos do Patrocínio e vários prefeitos e vereadores petistas.

A solenidade foi marcada por um breve discurso do prefeito de Palmas Raul Filho que fez a abertura do evento. Na oportunidade ele trocou o nome do secretário de governo, a quem chamou de “José Bueno” e disse que José Santana, que deixava o diretório estadual do partido é sem dúvida a grande referência do PT no estado.

Já o ex-presidente José Santana lembrou as lutas históricas do PT que hoje são conquistas, como a universalização da saúde, a defesa do meio ambiente, e a luta contra a homofobia e racismo. Santana ainda lembrou que no estado, o PT conta com 10 mil filiados em 136 municípios e agradeceu dizendo que saía da presidência, mas que continuava soldado do partido.

O momento mais efusivo do evento coube à deputada Solange Duailibe, que assumiu a presidência do diretório metropolitano na capital. Com um caloroso pronunciamento a deputada agitou a militância ao dizer que a gestão passada da capital foi “fraca e pífia”. A deputada que vestia blusa vermelha com estrela do PT se disse apaixonada pelo PT pelo fato de ser “o único partido onde o militante mais simples tem a liberdade de subir no palco e discutir política”. E por ser o único partido onde os militantes escolhem os seus dirigentes.

Segundo Solange o PT é um partido vitorioso porque tem um presidente como Lula que tem transformado o país e porque tem um prefeito como Raul que tem feito um trabalho silencioso, mas que está levando progresso à cidade. Ela ainda aproveitou para lembrar que a ETI – Escola de Tempo Integral é uma revolução educacional que é modelo para o resto do país.

A deputada também mandou seu recado ao deputado João Oliveira (DEM-TO). Disse que o congresso tem deputados que quando estão em Brasília falam mal do presidente Lula, mas quando chegam ao Tocantins sobem no palanque para inaugurar obra do presidente, numa alusão à ponte de Pedro Afonso onde o deputado estava presente.

A deputada ainda disse que apesar do prefeito estar reticente quando à candidatura à reeleição o partido está preparado para respaldá-lo. “Estamos preparados porque temos nossa militância e todos os militantes é que vão definir os rumos do PT na capital”. Ainda segundo Solange o PT vai eleger a maioria dos vereadores para dar sustentação ao prefeito Raul Filho.

O novo presidente do diretório regional Donizeti Nogueira lembrou que o Tocantins vive um momento extraordinário para todas as lideranças políticas, “a polarização acabou é preciso criar um novo modelo de desenvolvimento para o estado”, disse. O presidente ainda fez questão de ressaltar que será intransigente na defesa dos interesses do partido e do estado, com um diálogo cotidiano e permanente com outras forças políticas.

Umberto Salvador Coelho