Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em uma ação dedicada à cidadania, a comunidade de Babaçulândia, no Estado do Tocantins, será atendida no próximo sábado, 23 de fevereiro, pelo projeto Usina Social, uma iniciativa da Usina Hidrelétrica Estreito, em parceria com a Prefeitura Municipal e o SESI.

A programação será realizada na área livre em frente ao centro comercial da cidade, das 8h às 17h, com serviços de emissão de documentos, consultas médicas, nas especialidades de ginecologia, oftalmologia e odontológicas, com doação de óculos e aplicação de flúor, disponibilizados pelo CESTE, orientação nutricional, palestras de saúde, massagem terapêutica, prática de exercícios físicos e cursos de capacitação.

A criançada também tem importante participação no evento, recebendo atenção dos contadores de história, com animação garantida em jogos, brincadeiras, mostra de vídeos educativos e apresentação de um grupo circense.

A cultura tem seu espaço no evento, em palco montado em frente à Câmara dos Vereadores, onde a atração principal são os talentos da terra, com apresentação de músicas e danças regionais.

A Usina Social continua em Babaçulândia até o mês de março, oferecendo consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades móveis do SESI, que ficarão instaladas em pontos estratégicos da cidade. A intenção é possibilitar que toda a população local seja atendida.

A comunidade também terá oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho, por meio dos cursos de Educação Alimentar, Assistente de Creche, Bombons e Docinhos, Capacitação para Pequenos Empreendedores, Garçom, Horticultura, Tortas, Artesanato em Fibras e Sementes, Bijuteria, Cestaria, Atendimento ao Público, Guia de Turismo e Salgados. Informações e inscrições podem ser feitas no Centro de Informação do CESTE de Babaçulândia. Os cursos iniciam na segunda-feira, 25 de fevereiro, e seguem até o dia 7 de março.

Ação itinerante promovida pela UHE Estreito, a Usina Social acontecerá também posteriormente nos municípios de Aguiarnópolis, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras do Tocantins, Palmeirante e Tupiratins, no Estado do Tocantins, e em Carolina e Estreito, no Maranhão, todos na área de influência direta do empreendimento.

“Por intermédio de projetos de caráter social, a Usina de Estreito reforça seu compromisso com o bem-estar dos moradores das comunidades onde atua e busca contribuir para o exercício da cidadania da população”, frisa Márcio Silva, gerente de Relações Institucionais da UHE Estreito.

Fonte: Ascom UHE Estreito