Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges

Mais de R$ 800 mil em obras foram entregues pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) ao município de Piraquê, no Norte do Estado, neste sábado, 23. A população foi beneficiada com moradias, reforma e ampliação de escola e um escritório do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. “Essas obras que inauguramos aqui são de emendas parlamentares e convênios com o governo federal e municipal, então quero parabenizar Piraquê, que está com uma outra cara”, disse o governador.

No setor da habitação foram entregues 33 moradias, realizando o sonho de pessoas como a dona de casa Eva Moura de Souza, de 27 anos. “Foi muito importante pra mim, a gente morava numa casa de palha, então foi uma ajuda boa’, disse Eva, que tem três filhos. São 20 moradias do programa ‘Habitação para todos nós” e 13 do programa ‘Cheque Moradia’, numa parceria das três esferas de governo.

Quanto ao escritório do Ruraltins, o governador considera um importante equipamento para alavancar o agronegócio naquela localidade. “É uma região forte, que necessitava desse trabalho, eu entendo que é dessa forma que podemos colaborar e capacitar, dando condições para que nossos empresários possam ser bem sucedidos”, disse Marcelo Miranda.

Benefícios

Inicialmente, cerca de 300 famílias que vivem da agricultura serão beneficiadas, entre eles o agricultor Eurípedes Gonçalves Pereira, de 53 anos. “Eu espero que o Ruraltins atenda as nossas necessidades quanto à assistência técnica e as nossas expectativas”, disse o agricultor, que produz grãos e já faz planos para criar gado leiteiro.

Para o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Júnior, o escritório amplia a rede de atendimento ao agricultor. “O nosso objetivo aqui é levar qualidade de vida a esses agricultores familiares e esse escritório vem reforçar, colocando técnicos no município para se aproximar cada vez mais do agricultor familiar trazendo o resultado que o governo espera”, garantiu Perizari.

Além disso, o município ganhou a reforma e ampliação do Colégio Estadual São José e a pavimentação asfáltica de 10,7 mil m² de ruas e evenidas. Marcelo Miranda ainda vistoriou a construção da praça, quadra de esportes, do estádio e visitou a Creche Meus Primeiros Passos e o núcleo dos Pioneiros Mirins.

O prefeito Olavo Júlio Macedo (PPS), fez questão de ressaltar a contribuição do governo do Estado para o desenvolvimento econômico e social do município. A gente assumiu um governo sem estrutura, com a parceria com o governo do Estado a gente tem conseguido trazer obras pra zona urbana e rural”, disse ele enumerando ainda obras que serão inauguradas.

Também participaram da comitiva, o vice-governador Paulo Sidnei (PPS), o presidente regional do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Manoel Messias, deputado César Halum (DEM), Júnior Marzola, presidente do Faet e do Conselho Deliberativo do sebrae, prefeitos, lideranças da região e secretários de Governo.

Fonte: Secom

Tags: Estado, Piraquê