Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Pimenta malagueta - Capsicum frutescens

Pimenta malagueta - Capsicum frutescens Foto: Divulgação Imagemnativa

Foto: Divulgação Imagemnativa Pimenta malagueta - Capsicum frutescens Pimenta malagueta - Capsicum frutescens

O Assentamento Córrego Fundo, no município de Monte do Carmo e formado por 69 famílias de agricultores familiares, fruto do trabalho iniciado, há cerca de um ano, pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, na produção de pimenta malagueta, é um exemplo de sucesso no cultivo. Para que mais agricultores conheçam a atividade, o órgão realiza, nesta quarta-feira, 27, a partir das 8h, um intercâmbio com rurais, no assentamento.

Durante a apresentação da UD de Pimenta (unidade demonstrativa), os participantes vão ter informações sobre cultivo, resultados com a produção e saber como conservar a pimenta, agregando valor para o consumo e facilitar a comercialização.

De acordo com a responsável pelo escritório local do Ruraltins de Porto Nacional, Simone Barreto Werneck, a demanda é alta até mesmo pelo produto. “O agricultor vendeu toda a produção in-natura”, diz. De acordo com a extensionista, a venda é feita em feiras livres, supermercados, restaurantes e direto ao consumidor.

Para demonstrar como agregar valor ao produto, durante o evento a técnica do Ruraltins Lucirene Leite Moura ensinará a fazer a fórmula básica para a conserva da pimenta em pó, um trabalho de qualificação profissional que já vem sendo desenvolvido pelo Ruraltins junto aos produtores rurais, em todo o Estado.

Produção

Porto Nacional é o município maior produtor de pimenta do Tocantins e a agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção. A demanda pelo produto é grande em Porto Nacional devido o gosto de donas de casa e de restaurantes pelo consumo e para ornamentação com a conserva de pimenta.

UD de pimenta

Instalada pelo Ruraltins, em 2007, a unidade demonstrativa ocupa uma área de três mil metros quadrados, onde estão sendo colhidos 2.500 quilos. O valor da pimenta para comercialização, in-natura, nas feiras livres de Porto Nacional, chega a custar R$ 5,00 o litro.

Fonte: Secom