A Prefeitura de Palmas entregou no último sábado, 23, 44 unidades habitacionais, atendendo parte da comunidade que ocupa irregularmente áreas de preservação do Córrego Machado, área conhecida como “Setor Mamédio”.
A entrega foi feita pelo prefeito Raul Filho, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Solange Duailibe, do superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, José Messias, dentre outras autoridades. O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Tocantins, Aleandro Lacerda, representou o governador Marcelo Miranda.
A construção dessas casas faz parte do Programa Habitação de Interesse Social (PHIS), desenvolvido com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), com contrapartida da Prefeitura Municipal de Palmas. Também são parceiros do programa o Governo do Estado com o cheque moradia, destinado à construção de mais um cômodo na casa e a Caixa Econômica Federal.
Lacerda reforçou a importância das parcerias das diversas esferas de governo e segmentos da sociedade para uma melhor política habitacional.
Os contemplados com as unidades habitacionais ocupavam irregularmente as chácaras 47, 48 e 50, às margens do Córrego Machado, configuradas como APP (Área de Preservação Permanente). Essa área é considerada de risco e não propícia para o uso habitacional.
Com as novas moradias as famílias beneficiadas irão usufruir de uma melhor qualidade de vida, morando em uma área regularizada, dotada de infra-estrutura básica, aliada a um processo de mobilização e organização comunitária.
O total do investimento é de R$ 661.113,22. Além do terreno, a Prefeitura, também entrou com a contrapartida de mais de R$ 60 mil e o Governo do Estado, com o Cheque Moradia.
Da redação com informações Ascop/Secom