Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) acaba de disponibilizar às agremiações políticas com representação no estado o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias módulo externo (SGIPex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O novo sistema permite aos partidos enviarem ao TRE, via internet, as listagens com as alterações ocorridas nas suas comissões provisórias e diretórios em todo o estado.

A novidade vai agilizar a atualização das informações partidárias contidas na base de dados do Tribunal disponíveis para consulta na internet, além de reduzir o acúmulo de serviço em período eleitoral. As informações que antes eram digitadas uma a uma serão, de agora em diante, importadas diretamente para o sistema, através de uma senha fornecida ao partido, explica o chefe da Seção de Autuação, Distribuição e Registros Partidários, Sérgio Luiz Gonçalves da Silva.

Segundo ele, cada lista de alterações enviada ao TRE pelos partidos em meio impresso costuma levar de 15 a 20 minutos apenas para ser digitada no sistema. Agora, com o novo recurso, o tempo decorrido entre o recebimento da informação e a sua disponibilização na rede para consulta será reduzido a uns poucos minutos, mantendo assim o banco de dados do Tribunal constantemente atualizado. Foi um grande avanço, comemora Sérgio Luiz.

Já o secretário judiciário, Luiz Fernando Romano Modolo, que destaca as vantagens e benefícios trazidos pelo novo sistema, como a rapidez e segurança das informações e a comodidade para os partidos, revela ainda que o TRE Tocantins é o primeiro no país a utilizar o novo recurso. Somos pioneiros no uso do sistema, afirma. O primeiro partido a enviar informações ao TRE utilizando o SGPIex foi o Partido Verde (PV).

Fonte: Ascom TRE-TO

Tags: Política