O Campeonato Tocantinense começa neste sábado com muitos jogadores amadores e participação de 13 equipes.
A competição terá quatro fases. O campeão garante vaga à Copa do Brasil e à Série C do Brasileiro do ano que vem. Esta é apenas a 16ª edição da competição, já que Tocantins é o mais novo estado brasileiro, criado em 1988 a partir da divisão de Goiás.
O time estadual com a melhor estrutura hoje é o Palmas, atual campeão e que já faturou o título cinco vezes. Mas o tricolor da capital, ou arara azul, como também é conhecido seu mascote, começa abatido depois da sonora goleada sofrida para o Atlético Mineiro no meio da semana por 7x0, em partida válida pela primeira fase da Copa Brasil.
A derrota que rendeu a demissão do técnico Nelson Mourão e a dispensa de jogadores instalou um começo de crise no clube, que revê a formulação do seu plantel para o estadual.
Considerado um dos menores Estaduais do Brasil, este ano as equipes poderão incluir até quatro atletas amadores, desde que estes não tenham entre 16 e 20 anos.
Na primeira fase, sete equipes integram o Grupo A, e seis o Grupo B. As equipes jogarão dentro do grupo, em turno e returno, e classificam as quatro melhores de cada grupo. Na segunda fase a fórmula se repete e dois times de cada grupo formarão a semifinal, ou a terceira fase. A quarta fase será a final da competição.
Confira a 1ª Rodada do Tocantinense
Grupo A
Sábado
16h - Juventude x Gurupi
Domingo
16h - Alvorada x Interporto
17h - Palmas x Ipiranga
Grupo B
Sábado
18h30 - São José x Araguaína
Domingo
17h - Kaburé x Tocantins
Terça-feira
20h15 - Tubarão x Tocantinópolis
Umberto Salvador Coelho