Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Acontece no próximo sábado, 29, a partir das 8 horas, um dia de campo com o tema "Integração Lavoura-Pecuária" no Centro de Pesquisas Agrotecnológicas de Palmas. O evento será realizado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e é direcionado aos produtores rurais da Capital.

O sistema de integração proposto otimiza o uso do solo com o aumento da produção de grãos em áreas usualmente cultivadas com pastagens e promove o aumento de sua produtividade, em decorrência da sua renovação ou aproveitamento da adubação residual da lavoura de grãos.

Na Unidade Demonstrativa da Prefeitura, foram cultivados 1,7 ha de cultura de milho integrado com gramínea. O milho é da variedade BR 205 e a forrageira B. Brizantha. Dentre os benefícios deste sistema de cultivo integrado, destacam-se a supressão de plantas daninhas, reciclagem de nutrientes e retorno da matéria orgânica ao solo.

Os principais objetivos do cultivo demonstrado na unidade são a recuperação e reformação de pastagens degradadas, melhoria das condições físicas e biológicas do solo com pastagem em áreas de lavouras, produção de pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca, redução de custos tanto na atividade agrícola quanto na pecuária, diversificação e estabilização da renda do produtor.

A integração lavoura-pecuária é o tema da Agrotins 2008. O tema busca desenvolver uma produção agropecuária auto-sustentável, ou seja, uma produção integrada nas áreas de pastagens, sem degradar a natureza.

Fonte: Ascop