Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Guarda Metropolitana de Palmas iniciou nessa terça-feira, 01, as atividades do Programa Guardião Escolar, quando os guardas integrantes do programa apresentarão as atividades que serão desenvolvidas em todas as escolas municipais.

Entre janeiro a março, os Guardiões Escolares participaram de capacitações para implantação de ações de defesa civil no contexto das escolas municipais, como ações preventivas e preparatórias para a execução do Plano de Emergência Local, que será elaborado de acordo com os potenciais de risco de cada Escola.

O Programa conta hoje com uma equipe de 17 guardas metropolitanos e uma pedagoga. Para fazerem parte do Programa, os guardas passam por uma capacitação especial de Guardião Escolar e continua se capacitando permanentemente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no Programa de Formação Continuada.

Guardião Escolar

O objetivo do programa é garantir a segurança nas escolas municipais de Palmas atendidas pelo Programa, transcendendo as ações preventivas primárias de Segurança Pública, buscando a integração dos atores da educação: família, aluno, professores e comunidade, onde o cidadão deixa de ser objeto para transformar-se em agente das ações de desenvolvimento social.

Todas as ações do programa são desenvolvidas em parceria com a coordenação pedagógica de cada escola, respeitando e observando a necessidade e disponibilidade da comunidade escolar.

Principais ações desenvolvidas:

- Presença contínua e permanente;

- Palestras e rodas de conversa, abordando temas transversais relacionados, principalmente, à cidadania, drogas, violência, bulliyng, diversidade, meio ambiente, trânsito e defesa civil;

- Passeios, visitas aos órgãos governamentais, caminhadas ecológicas, cinema e outros.

Escolas atendidas em 2008:

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ GONZAGA – ARNO 61;

ESCOLA MUNICIPAL TEMPO INTEGRAL – ARNO 31;

ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES – ARNO 42;

ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE TALONE – ARSE 24;

ESCOLA MUNICIPAL VINICIUS DE MORAES – ARSE 72;

ESCOLA MUNICIPAL DARCY RIBEIRO - ARSE 91;

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES – TAQUARALTO;

ESCOLA MUNICIPAL JORGE AMADO – TAQUARALTO;

ESCOLA MUNICIPAL MARIA JÚLIA - AURENY III;

ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO BUARQUE - AURENY I.

 

Fonte: Ascop

Tags: Palmas