Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom TRE-TO

Foto: Ascom TRE-TO

Faltando exatamente um mês para o encerramento do prazo, marcado para o próximo dia 7 de maio, para o eleitor regularizar o seu título eleitoral junto ao Cartório Eleitoral da sua cidade antes das eleições municipais de outubro próximo, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) está intensificando a campanha de alistamento eleitoral em todo o estado.

Complementando o trabalho já realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inclui a veiculação de spots em emissoras de rádio e VTs em redes de televisão de todo o país da campanha intitulada "Heróis", que lembra a luta de constituintes ilustres, como Ulysses Guimarães, para assegurar o direito de voto ao cidadão brasileiro, o TRE mandou confeccionar milhares de cartazes da campanha para divulgação em todos os 139 municípios do Tocantins e solicitou às rádios e televisões de todo o estado o reforço na veiculação, com inserções na programação local.

Outra iniciativa importante do tribunal no sentido de atender o maior número de eleitores possível antes do encerramento do prazo, é o projeto Título Itinerante, iniciado no último dia 29 de março e que se estende até 4 de maio. O projeto prevê a visita, aos fins de semana, de equipes de servidores das zonas eleitorais aos 104 municípios do Tocantins, além da capital, que não contam com um Cartório Eleitoral, a fim de atender o eleitor que tem dificuldade de acesso aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.

Em postos de atendimento montados em diferentes datas e localidades com o apoio das prefeituras locais, estão sendo oferecidos aos eleitores os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão cadastral e emissão de segunda via do título de eleitor. A expectativa do tribunal com esta iniciativa é reduzir o número de eleitores que deixam para procurar o Cartório Eleitoral de última hora para regularizar o seu título eleitoral, evitando assim filas e tumultos.

Fonte: Ascom TRE-TO