Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Armando Formiga Marcelo Miranda(d) e Eudoro Pedraza(e) assinam termo de cooperação na China. Marcelo Miranda(d) e Eudoro Pedraza(e) assinam termo de cooperação na China.
  • Foto - Armando Formiga
  • Foto - Armando Formiga
  • Foto - Armando Formiga

A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de instalar no Tocantins um CGET - Centro Gemológico do Tocantins e o início de análise de mercado para investimentos no Estado. Esses foram os resultados da agenda do primeiro dia de compromissos da Missão Oficial do Governo do Tocantins na China, na manhã desta segunda-feira, 21, o correspondente às 22h de domingo último, em Shenzen. A agenda começou com uma visita à Lorenzo, uma das maiores indústrias de jóias do mundo. Em seguida, o governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira-dama Dulce Miranda e comitiva, seguiu para a Proview Tecnologia, indústria do ramo de eletroeletrônica.

Marcelo Miranda fez uma avaliação positiva do primeiro dia na China, uma vez que “os compromissos efetivados devem resultar em parcerias de valor incalculável para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”. Além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica para instalação do CGET, o presidente mundial da Proview, Rowell Yang, solicitou ao presidente da empresa no Brasil, Tsen Ling, um estudo de viabilidades para investimentos no Tocantins. Ele demonstrou interesse de investir na implantação de uma montadora de TV e de um centro de distribuição industrial de eletroeletrônicos.

“Percebemos que o Tocantins é um Estado com grandes possibilidades para investimentos”, destacou. Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, a assinatura do termo deve agregar valores à matéria-prima do produto mineral do Estado, por representar o início do processo de exploração das riquezas minerais do Tocantins. “O resultado da missão representa o Tocantins no futuro”, disse ele, prevendo a possibilidade de fechar parcerias com os empresários chineses.

Termo de Cooperação

O Termo de Cooperação Técnica foi firmado entre o Estado do Tocantins, através da SIC – Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e a Mineratins - Companhia de Mineração do Estado do Tocantins, com as empresas Lorenzo Jewelry Ltda e a Colorgems Ltda, que trabalha com extração de minerais. O documento objetiva a oferta de suporte tecnológico e assistência na montagem do CGET, com a doação de máquinas e equipamentos para lapidação e orientação para aproveitamento eficiente de recursos minerais e subprodutos, priorizando a geração de empregos no Tocantins. Deve ainda estudar e dar suporte para capacitar mão-de-obra especializada no processo de lapidação de pedras preciosas.

Através do Termo, o Estado entrará com a instalação física do Centro Gemológico, em região com maior vocação de ocorrência mineral, preferencialmente nos locais onde a Cologerms já mantém atividades de exploração de minério. Caberá à Lorenzo a doação das máquinas e equipamentos para lapidação e implantação do CGET, além de suporte tecnológico. A Cologerms será responsável pelo suporte técnico operacional, o fornecimento de instrutores para reaplicação das técnicas de lapidação e a captação de parceiros internos e externos.

Lorenzo

É uma das maiores indústrias de jóias do mundo. A Lorenzo produz jóias a partir da granada (pedra preciosa vermelho-romã) e pedras semi-preciosas vindas de São Valério da Natividade, a 268 Km de Palmas, na região Sudeste do Estado. A fábrica conta com mais de 3 mil funcionários, na China. Todos treinados dentro da empresa. A produção diária é de mais de 600 quilates de pedras preciosas.

Proview

A Proview é uma empresa industrial no ramo da eletroeletrônica, com cerca de 8 anos de atuação no Brasil, destinada à fabricação de monitores para computadores, televisores, DVD e placas de circuito impresso. O grupo foi fundado em 1989, em Taiwan, na China. A partir de 1991, com uma base administrativa em Hong Kong (China) é expandida a fabricação de monitores, chegando no final do século com uma das 5 maiores fabricantes de monitores mundiais.

No Brasil, a Proview possui uma fábrica em Manaus (AM), com um parque industrial composto por duas linhas de montagem de monitores para computadores.

Comitiva

Participam da comitiva, o secretário Eudoro Pedroza, o presidente da Mineratins, Umberto Costa, os secretários da Fazenda, Dorival Roriz, da Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Garcia, o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Amorim, o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, e o deputado federal Laurez Moreira.

Fonte: Secom

Tags: Estado