Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Armando Formiga
  • Foto - Armando Formiga

Inserir o Tocantins nas discussões internacionais de desenvolvimento e fomentar a atração de investidores ao Brasil. Esta foi a tônica do encontro “Brasil: 27 países, uma nação”, realizado pela Associação das Nações Unidas – Brasil (Anubra), na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, na sede do Council of the Americas, em Nova York.

Aos empresários americanos e brasileiros, o governador Marcelo Miranda apresentou o Tocantins como o mais novo estado brasileiro que cresce no ritmo do desenvolvimento do Brasil. “O Tocantins foi um dos primeiros estados a investir e produzir o ecologicamente correto petróleo verde, o biocombustível”, destacou o governador durante seu pronunciamento. Além do biodiesel, Marcelo Miranda falou da produção de frutas, da agropecuária, do potencial mineral, do turismo e da Ferrovia Norte-Sul.

Para um público de 100 investidores das maiores instituições de Nova York, governadores brasileiros responderam perguntas e mostraram as potencialidades de seus estados. Em sua terceira edição, o encontro, que tem como parceiros o Fórum das Américas, uma instituição formadora de opinião que atua no setor produtivo em relação a inserção internacional do Brasil, contou com a presença de mais quatro governadores e dois vice-governadores: Yeda Crusius, Rio Grande do Sul; Waldez Góes, do Amapá; André Pucinelli, do Mato Grosso do Sul; Luiz Henrique, de Santa Catarina; Pastor Luis Carlos, vice-governador do Maranhão; e Wilson Martins, vice-governador do Piauí.

O secretário da Fazenda do Tocantins, Dorival Roriz, acredita que a partir desse momento o Tocantins se mostra presente e se insere na economia mundial. “Nesse momento o Brasil é a bola da vez. Todo o mundo financeiro está voltado ao Brasil e o Tocantins está dentro desse foco”, analisa. Com o Tocantins na agenda dos grandes investidores internacionais, o secretário da Industria e Comércio, Eudoro Pedroza, disse que os tocantinenses sairão ganhando, pois a partir disso oportunidades irão surgir e isso significa aumento de emprego e renda.

Segundo o organizador do evento, um dos empresários mais influentes do mundo e presidente da Anubra, Mario Garneiro, o governador Marcelo Miranda faz parte dessa nova consciência política e administrativa do Brasil, e que o Tocantins colherá bons frutos do evento. “Tenho planos de ir ao Tocantins, pois me interesso pela mineração e agropecuária do Estado, que possui um grande potencial, e, em breve, teremos um grupo de investidores fazendo investimentos no Tocantins”, adiantou.

Acompanharam o governador a primeira-dama Dulce Miranda, o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Gaguim; o deputado federal Laurez Moreira; os secretários da Infra-estrutura, Brito Miranda, da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, e de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anísio Pedreira; o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão; e o presidente da Adetur, Igor Avelino.

Fonte: Secom

Tags: Estado