Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ventinha

Foto: Ventinha

O prefeito de Babaçulândia, Agimiro Costa (PSDB), participa na quarta-feira, 7, a partir das 14 horas, de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal para debater a hidrelétrica do Estreito. “Vamos defender em Brasília um tratamento adequado para o nosso povo”, sintetizou. O gestor municipal vai abordar em sua participação temas como valores das indenizações pagas aos atingidos pelo lago da hidrelétrica, agilização nas indenizações e também a compensação aos municípios afetados.

A audiência pública, proposta pelo senador José Nery (PSOL-PA), foi aprovada em março para debater "o conflito entre o Consórcio Estreito Energia – Ceste e as populações atingidas pela construção da Usina Hidroelétrica de Estreito, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins”, conforme justificativa.

Além do gestor municipal, também participam da delegação de Babaçulândia Maria de Sousa Sales, presidente da Associação das Quebradeiras de Coco e Adriano Rodrigues Filho, da Colônia de Pescadores.

Outros 12 convidados de movimentos de atingidos por barragens, povos indígenas e trabalhadores rurais também estarão presentes representando os estados do Maranhão e Tocantins. O governo federal terá representantes de dois ministérios, Minas e Energia e Meio Ambiente, do Ibama e da Funai. O presidente do Ceste, José Renato Ponte também foi convidado.

Fonte: Assimp Prefeitura de Babaçulândia