Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O vídeo-documentário "Os Caretas de Lizarda", do documentarista Marcelo Silva, foi inscrito por meio da Fundação Cultural do Tocantins, no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.

O vídeo-documentário é dirigido por Marcelo Silva e Hermes Macedo e retrata a brincadeira dos Caretas, realizada há mais de 100 anos, sempre na semana santa, na noite da Sexta-feira Santa e na madrugada do sábado de aleluia, na cidade de Lizarda.

"Os Caretas de Lizarda" estará concorrendo dentro da categoria Divulgação. Segundo o historiador da Fundação Cultural, Antonio Miranda, o incentivo à participação do vídeo no prêmio nacional se deve ao fato do documentário ter proporcionado a revivência da festa entre a comunidade, que passou a realizá-la todos os anos, e a divulgação da mesma em todo o Estado e fora dele.

O prêmio

Criado em 1987, em homenagem ao criador do Iphan e seu presidente por 30 anos, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade estimula e valoriza ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

O Prêmio é constituído de um troféu, um certificado e R$ 20 mil reais. Está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Os vencedores serão anunciados durante o mês de julho, juntamente com a data e local, em Brasília, onde acontecerá a cerimônia de entrega das premiações.

Fonte: Fundação Cultural