Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Humberto Leão

Foto: Humberto Leão

O Tocantins foi reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE - Organização Internacional de Epizootias, segundo informações divulgadas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta segunda-feira, 26, em São Paulo.

Essa condição poderá contribuir para o aumento das exportações de carne para importantes destinos comerciais, como União Européia. Segundo o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camêlo, o reconhecimento da OIE mostra que a sanidade do rebanho do Tocantins está de acordo com as normas exigidas internacionalmente. “O que muda agora é que poderemos voltar a discutir a possibilidade de retirar a vacinação contra a febre aftosa gradualmente, que havia sido suspensa em 2005”, afirmou.

Além do Tocantins, os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Brasília receberam também o reconhecimento de áreas livres de febre aftosa com vacinação.

O anúncio oficial do reconhecimento dos estados como áreas livres de febre aftosa deve ser feito nesta terça-feira, 27, em Paris, sede da OIE.

Fonte: Secom