Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

A tarde desta quinta-feira, 29, foi de festa para a Comunidade Quilombola de Malhadinha, no município de Brejinho de Nazaré. Foram entregues 45 casas de alvenaria que respeitam as tradições locais e dotadas de infra-estrutura, como água e energia, que substituíram barracos de adobe e palha.

Para o lavrador Gildeni Pinto Xavier, que morava com sua esposa e 4 filhos em um barraco de adobe e palha, o benefício só lhe trouxe felicidade. “receber essa casa é algo que a gente nunca esperava em ver um dia, é um bem que eu nunca esperava ter um dia. Só tenho que agradecer”, frisou.

Além das casas, construídas por meio da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, foram entregues o Centro de Qualificação e 20 Cheques Moradia na modalidade Reforma.

O secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda, ressaltou a importância das parcerias para sucesso das ações. “Com essa parceria forte, hoje podemos entregar a essas famílias não só a casa, mas melhores condições de vida. Melhoramos as vias de acesso, trazendo também energia, água encanada e o Centro de Qualificação, que além de ser utilizado para fabricação de produtos típicos, também é um lugar para reuniões na comunidade”, disse.

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, também reforçou que o trabalho em parceria rende bons frutos. “Estamos muito felizes em poder entregar essas obras importantes para nosso município, atendendo também a Comunidade de Malhadinha, levando mais qualidade de vida a esse povo que tanto contribuiu para a riqueza cultural de nosso Estado”, ressaltou.

No município também foram entregues 132 casas do programa “Habitação para todos nós”, o Centro de Convivência do Idoso, o Centro de Referência de Assistência Social, o Anfiteatro e ampliação da Escola Municipal Vanda Ferreira.

Participam das inaugurações a prefeita do município, Miyuki Hyashida; os secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende; da Agricultura, Roberto Sahium; o deputado estadual Eduardo do Dertins; o deputado federal João Oliveira; o superintendente da Caixa Econômica Federal, José Messias, além de prefeitos da região.

 

Fonte: Secom