Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Obras de canalização do projeto São João a 25 KM de Palmas

Obras de canalização do projeto São João a 25 KM de Palmas Foto: Nacim

Foto: Nacim Obras de canalização do projeto São João a 25 KM de Palmas Obras de canalização do projeto São João a 25 KM de Palmas

Um crédito de R$ 20 milhões, liberado pelo Ministério da Integração Nacional no final do mês de maio, aliado ao fim do período chuvoso na região de Palmas e Porto Nacional, provocaram uma aceleração no ritmo de obras do Projeto São João, distante 25 km de Palmas. “Esses recursos serão aplicados dentro do plano de trabalho, na conclusão das obras do perímetro irrigado. Esperamos colocar em licitação, no segundo semestres, os lotes para pequenos produtores naquela área”, explicou nesta terça-feira, 3, o secretário dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira.

O final do período chuvoso na região central do Estado está permitindo a mobilização de maquinário dentro da área do projeto. Serviços de terraplanagem e encascalhamento foram redobrados para conclusão das obras do canal de distribuição de água para os lotes. No projeto São João, a exemplo do Manuel Alves, as áreas foram divididas em setores hidráulicos, permitindo sua execução e conclusão em etapas. Cada SH conta com uma estação de bombeamento de água, obras civis que terão sua conclusão acelerada com fim das chuvas.

Cunho social

“Os primeiros beneficiados com a implantação do perímetro irrigado do projeto São João serão os reassentados naquela área, 70 famílias impactadas pela construção da barragem da UHE Luiz Eduardo Magalhães”, lembrou o secretário. Na área experimental, mudas de banana, coco, açaí, goiaba, abacaxi, entre outras espécies frutíferas já estão produzindo. A intenção é testar as espécies que mais se adaptam ao clima, com alta resistência a doenças. Desta forma, os primeiros produtores já começarão o plantio a partir das experiências que obtiveram sucesso no local. O perfil produtivo do projeto hidroagrícola São João é voltado ao plantio de hortifrutigranjeiros para o abastecimento da capital e cidades vizinhas.

 

Fonte: Secom

Tags: campo