Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Inserir as unidades de conservação do Tocantins, localizadas na região leste do Estado, na agenda para captação de recursos para a conservação do Cerrado Norte foi a estratégia acordada através da parceria firmada nesta quinta-feira, 5, no gabinete da presidência do Naturatins Instituto Natureza do Tocantins, entre a Ong TNC - The Nature Conservancy e o Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Participaram da solenidade de assinatura o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, na condição de anfitrião; Shirlei Hauff, representando a TNC; Augusto Mota, superintendente do Funbio; Maria Antônia Valadares, chefe da Assessoria Técnica da Adtur; além dos diretores que compõe a estrutura do órgão.

Por meio do acordo, que tem vigência de dois anos, será realizado um levantamento de um conjunto de informações sobre a necessidade financeiras destas unidades, bem como, o mapeamento identificando o que é necessário para a manutenção básica destas unidades.

"Precisamos saber quanto custa a manutenção das unidades localizadas no Cerrado Norte, que já existem e estimar os valores para manter novas potenciais, para a conservação nesta mesma região", destacou Shirley Hauff, especialista em unidades de conservação pela TNC.

A idéia é, através da fusão de todas as informações e dos estudos dos amparos legais e analise das possibilidades, criar um fundo (TNC/Funbio) para subsidiar a conservação destas áreas e atrair novos financiadores interessados em custear a conservação no cerrado.

Em Nível de Brasil, a proposta prevê a ação na região do Cerrado Norte, área que corresponde no Tocantins a região leste, englobando o PEJ – Parque Estadual do Jalapão e APA do Jalapão, Estação Ecológica Serra Geral (Federal) e áreas adjacentes potenciais para a conservação.

De acordo com o presidente do Naturatins, através desta iniciativa as unidades de conservação localizadas no Estado terão um ganho real, uma vez que a proposta prevê a criação de um fundo, que irá colaborar com a manutenção destas áreas.

Fonte: Secom