Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

O governador Marcelo Miranda recebeu o Título de Cidadão Honorífico Figueiropolino, na manhã desta terça-feira, 10, durante as comemorações dos 28 anos de emancipação política do município de Figueirópolis, a 278 km de Palmas, região Sul do Tocantins. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e os autores do projeto de lei que homenagearam o governador foram Vilmar Pinto dos Reis, que é presidente da Câmara, Maria Moreno e Aristóteles Milhomem.

Para o governador, a homenagem é uma distinção que honraria qualquer cidadão tocantinense. “Quero agradecer à população de Figueirópolis, aos vereadores autores do projeto e dizer que este título só aumenta a minha responsabilidade como governador. Figueirópolis é uma cidade onde o agronegócio é pujante e que vem transformando esta região”, afirmou.

Além de Marcelo Miranda, receberam o título de cidadão figueiropolino o superintendente da Caixa, José Messias de Souza; o presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Sebastião Pelizari; o vice-presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Melquisedec Aires, e o superintendente do Incra no Tocantins – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Edvaldo Soares.

Inaugurações

O governador, acompanhado por uma comitiva de secretários, prefeitos, vereadores, presidentes de autarquias e lideranças locais, inaugurou o asfaltamento de uma área de 13 mil metros quadrados, o Telecentro Comunitário do município e o Ginásio de Esportes Josué Magalhães Aires, o “Sinhozinho”.

Segundo o secretário estadual da Juventude, Ricardo Aires, que acompanhou o governador, Figueirópolis recebe um centro de inclusão digital, que vai proporcionar melhoria aos moradores que não têm acesso à informática. “Além da inclusão digital, o Telecentro vai proporcionar cursos de capacitação para jovens, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho. Os desafios da globalização estão presentes e nós precisamos cada vez mais nos capacitar”, afirmou.

Os recursos para as obras de asfaltamento e do ginásio de esportes vieram de emendas parlamentares da bancada tocantinense no Congresso. Já o Telecentro Comunitário foi viabilizado numa parceria entre o Ministério das Comunicações, governo estadual e prefeitura.

Para o prefeito de Figueirópolis, José Fontoura Primo, o governo estadual tem atendido aos pedidos da população. “Figueirópolis tem a parceria integral com o governo do Estado e a forma com que o governador tem se mostrado, em todos os municípios do Estado, sempre atento às demandas e ao diálogo, faz com que o povo tenha uma vida melhor, fique mais feliz”, afirmou.

Presente também às comemorações do aniversário de Figueirópolis, o presidente da estatal Valec, responsável pela execução da obra da ferrovia Norte-Sul, José Francisco das Neves, afirmou em entrevista que a estrada-de-ferro irá transformar o município num canteiro de obras, numa referência ao desenvolvimento que o local deve vivenciar em breve. “Em nome do presidente Lula, estou em Figueirópolis para dizer que em breve a população vai sentir a força da ferrovia. Devemos concluir a obra o final de 2009”, disse. O presidente da Valec anunciou um workshop na cidade com lideranças locais, sobre capacitação de mão-de-obra para a ferrovia.

Ordem de Serviço

Durante discurso na inauguração do ginásio de esportes do município, o governador Marcelo Miranda assinou uma Ordem de Serviço, em convênio com a prefeitura, para a pavimentação asfáltica do pátio do ginásio e das ruas ao seu entorno.

Fonte: Secom