Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Dezesseis municípios tocantinenses serão contemplados com kits de implantação de bibliotecas públicas. A entrega dos materiais será feita, entre os dias 16 e 18 de junho, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, aos prefeitos e representantes dos municípios, juntamente com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, da Fundação Cultural do Tocantins, Cristian Melo da Silva Mendes.

No Tocantins, serão contempladas as cidades de Centenário, Couto Magalhães, Crixás do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Lajeado, Luzinópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins, Pequizeiro, Novo Jardim, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins e Tupirama.

A entrega faz parte do projeto Livro Aberto, do Governo Federal, que no Tocantins, conta com as parcerias do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural e com os municípios contemplados. Esta parceria garante aos municípios o recebimento de Kits, contendo dois mil títulos de livros; um computador, com software de catalogação e empréstimo; uma impressora; uma TV; dois circuladores de ar; um aparelho de DVD; seis mesas para leitor, com quatro cadeiras cada; uma mesa de trabalho, com cadeira giratória; oito estantes com oito prateleiras.

Segundo Cristian Melo, o objetivo do projeto Livro Aberto é garantir a implantação de bibliotecas públicas em todos os municípios brasileiros. No Tocantins, 16 estão sendo beneficiados. “A implantação de uma Biblioteca Pública Municipal, onde alunos e toda a comunidade poderão buscar informações e dados para a realização de pesquisas, contribui para o acesso aos meios de divulgação que registram a nossa história e nossa cultura”, ressalta Cristian Melo.

A Coordenadora explica, também, que com relação aos aspectos sociais, a biblioteca pública permite que a população mais carente possa usufruir de materiais informativos, promovendo "um primeiro passo" rumo à inclusão social.

Capacitação

Durante a sua estadia na Capital carioca, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas também estará participando de um curso que visa capacitar os bibliotecários para a biblioteca do futuro.

“Nós estaremos recebendo mais informações e dicas sobre informatização nas bibliotecas, para depois repassarmos para os bibliotecários do Estado”, explica Cristian Melo.

Fonte: Secom