Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O ensino à distância já é uma realidade em todo o país e está sendo alvo de uma importante ação do TCE que, através do Instituto de Contas, lança, na próxima segunda-feira, dia 16 de junho, na Prefeitura Municipal de Paraíso, o Programa de Educação Infoco. O objetivo é promover o acesso da comunidade a formação continuada através de capacitação profissional, ministrada à distância, em vários setores.

Para isso, o projeto piloto que começa por Paraíso instalou equipamentos no auditório da Prefeitura Municipal que tem capacidade para acomodar 200 pessoas. É ali que vão acontecer as aulas dirigidas a professores, funcionários administrativos das escolas, alunos e familiares, técnicos, gestores e parlamentares. A meta e fazer o mesmo nos 139 municípios tocantinenses, sem necessidade de deslocamento de alunos ou instrutores.

A iniciativa do Tribunal de Contas em propiciar educação à distância nos municípios tocantinenses tem como premissa incorporar ações de responsabilidade social às atividades próprias do órgão, além de possibilitar capacitação aos gestores e técnicos municipais para uma correta aplicação dos recursos públicos.

O Programa tem um módulo específico voltado para a administração pública para orientar técnicos, gestores e vereadores a atuarem de forma mais responsável e consciente. Outras áreas também são contempladas no Programa com mais de 50 cursos diferentes que abordam temas, como alfabetização nas escolas, orientação sexual e drogas, a família no processo educacional, cursos de dança, teatro, pintura, educação física, biblioteconomia digital e psicomotricidade relacional. Os interessados em participar do Programa devem procurar a Prefeitura de Paraíso.

Fonte: Ascom TCE-TO