Nesta quinta-feira, 19, acontece em Palmas, o primeiro encontro com líderes de associações rurais da agricultura familiar do Tocantins. O evento pretende reunir cerca de 400 representantes de todo o Estado, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a partir das 8h.
O encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – e Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Biotins são parceiros nesta realização.
O dia será para debater questões e melhorias voltadas para as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), bem como promover a integração entre os líderes tocantinenses da agricultura familiar.
Para isso, a programação terá em sua abertura uma palestra motivacional, seguida de uma dinâmica com os agricultores. No período da tarde, serão tratados assuntos de interesse dos líderes: extensão rural; associativismo; PRONAF (Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar); beribéri, a doença do arroz; barraginhas. No encerramento, os participantes falarão sobre suas experiências na agricultura familiar, no meio rural. Logo após, haverá apresentações culturais.
O presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior, afirma que encontros como estes, além de fortalecerem o segmento, reiteram a importância do pequeno produtor no cenário alimentício nacional, visto que, hoje, 70% do que vai para a mesa do brasileiro advém das pequenas propriedades.
Programação
8h às 9h – Recepção e credenciamento
9h – Abertura oficial e palestra “O ser humano vive de motivação” (Usina Consultoria)
10h30 – Pronunciamentos (autoridades municipais, estaduais e federais) e apresentação do repentista Manoel do Coco
11h40 – Dinâmica para integração
12h – Intervalo para almoço
14h – Palestra “Assistência Técnica e Extensão Rural e suas perspectivas” (Ruraltins)
14h40 – Palestra “Associativismo/Cooperativismo e seus desafios (Sescoop)
15h30 – Palestra “Alterações nas linhas de crédito do PRONAF” (Ruraltins)
16h10 – Intervalo
16h20 – Palestra “Beribéri, doença do arroz” (Vigilância Sanitária)
16h50 – Palestra “Construção de barraginhas” (Embrapa-MG)
17h20 – Depoimentos dos líderes de associações rurais da agricultura familiar
18h – Apresentações culturais
18h30 – Encerramento
Fonte: Ascom Ruraltins