Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Acontece na próxima segunda-feira, 23, às 15h, uma visita a obra de reforma e ampliação da Feira da 304 Sul. Na ocasião, o prefeito Raul Filho, representantes do Governo do Estado, do Banco do Brasil, feirantes, vereadores e autoridades municipais poderão conhecer o projeto em execução.

A ampliação da feira coberta da 304 Sul é uma reivindicação antiga dos feirantes que atuam no local e também daqueles que almejavam uma vaga na feira. Até o momento 50% da obra já foram executadas.

O investimento da Prefeitura de Palmas, em parceria com o Governo do Tocantins, na reforma e ampliação da feira é de aproximadamente R$ 4 milhões e praticamente triplicará o espaço antes oferecido aos feirantes (veja números no fim da reportagem), oportunizando maior conforto, qualidade e segurança aqueles que trabalham e aos freqüentadores do local.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros Neto, explica que uma das preocupações da Prefeitura é oferecer um espaço de lazer e geração de renda respeitando padrões de qualidade e segurança alimentar. “A feira cresceu muito, isso afetou as condições de trabalho e de consumo para seus utilizadores. Nós primamos por seguir a legislação sanitária e as exigências do Ministério Público, antes que o local fosse interditado e houvesse maiores perdas para o município”, declara Barros.

Também participam da visita à feira, na próxima segunda-feira, 23, representantes do Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e outras entidades que também atuam na feira.

Durante a reforma, os eventos realizados na Feira da 304 Sul foram transferidos para o Parque Cesamar.

A feira da 304 Sul é considerada como ponto turístico e cartão postal da Capital. Feirantes de 12 municípios do Tocantins e cerca de 6 mil visitantes lotam o local a cada fim de semana, movimentando cerca de meio milhão de reais por mês.

Números

Dentre as mudanças previstas para a feira, destacam-se o segundo pavimento destinado à praça de alimentação, a área de lazer com fonte luminosa e o amplo estacionamento.

Atualmente a área construída na feira da 304 Sul é de 1.506,18, com a ampliação esta área será de 4.076,63 m², com capacidade projetada para 1.210 feirantes.

Feira terá , ainda, praça de hortifrutigranjeiros, depósitos de freezers, 120 boxes na praça de alimentação equipados com bancadas (com pias), quatro sanitários femininos, quatro sanitários masculinos, uma sala de primeiros-socorros, três salas para administração, uma sala de depósito, praça com fonte luminosa com painéis em mosaico, ampliação e readequação do estacionamento.

Propostas previstas no projeto

· Será trocado todo o piso da feira que hoje é piso asfáltico por piso de granitina que possibilita maior facilidade de limpeza;

· A separação da área da praça de alimentação da área de hortifrutigranjeiros tem como objetivo melhorar o fluxo dos usuários e organizar os espaços físicos;

· A ampliação do número de banheiros prevê o aumento de número de usuários. Uma sala de primeiros-socorros atenderá emergências;

· Um depósito para colocação dos refrigeradores atende a uma exigência da vigilância sanitária para a comercialização de peixes;

· A ampliação do estacionamento respeita as árvores existentes;

· A proposta também prevê a criação de uma praça com pérgulas, bancos, fonte luminosa bem como o paisagismo do entorno.

 

Fonte: Ascop

Tags: Feira, Palmas