Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wherbert Araújo

Foto: Wherbert Araújo

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado - apóia o Simpósio sobre gripe aviária e realiza na tarde desta segunda-feira, dia 30, às 16h, uma palestra sobre o Desenvolvimento do Programa Estadual de Sanidade Avícola no Tocantins. O simpósio ocorrerá durante o XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO), que será realizado na Universidade Federal do Tocantins no auditório Cuíca e conta com a participação de especialistas renomados em avicultura do País e do Mundo.

Para o gerente do Programa de Sanidade Avícola da Adapec, Antônio Leal, um dos pontos importantes da palestra que proferirá será sobre as ações desenvolvidas no Estado pelo programa estadual de sanidade avícola, que incluem as fiscalizações de trânsito e estabelecimentos, orientações técnicas e atendimentos a notificações de doenças avícolas. Outro tópico é a vigilância sanitária e epidemiológica.

O Tocantins tem uma das melhores classificações no Plano Nacional de Prevenção a Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, instituído pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, por atender os requisitos e as normativas estabelecidas pelo Plano. O Estado está classificado no nível C que representa a descrição da exploração avícola; da estrutura do sistema de atenção veterinária estadual, capacidade de resposta à emergência sanitária e a execução dos atos normativos do PNSA – Programa Nacional de Sanidade Avícola.

Dados

Atualmente no Estado, existem 1.817.800 frangos de corte alojados em granjas tecnificadas a fim de serem abatidos e comercializados. E a prospecção do Estado é que esses números aumentem em razão do crescimento das Integrações do Estado.

 

Fonte: Ascom Adapec