Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins deu mais um passo nesta quinta-feira, 10, para diminuir as desigualdades sociais em suas regiões. O Comitê de Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania se reuniu com o assessor do Ministério da Casa Civil, Luiz Bernardi, para discutir as ações integradas para o território do Bico do Papagaio e a escolha das próximas regiões que serão beneficiadas pelo programa em 2009. Na ocasião, o governador Marcelo Miranda foi representado pelo secretário da Agricultura, Roberto Sahium. O encontro aconteceu em Palmas, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego/Superintendência Regional do Trabalho.

Para o ano de 2009, serão beneficiados mais dois territórios tocantinenses: região do Jalapão (oito municípios) e região Sudeste. Inicialmente, está prevista a participação de treze municípios pelo território Sudeste, mas o Comitê está viabilizando a possibilidade de incluir mais dez cidades.

Para Bernardi, a importância do Territórios está em “diminuir o índice de desigualdades sociais entre as regiões beneficiadas, daí a importância da atuação em conjunto dos ministérios, governos estaduais, prefeituras e comunidade”, observou.

Sahium salientou a carência que o meio rural vive, como a falta de escolas, saneamento básico e lazer. “Esse resgate das políticas públicas, que já existe desde a implantação do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) é importante para o desenvolvimento do país”, citou, lembrando ainda que além do Bico do Papagaio outras regiões do Estado merecem participar do programa.

Territórios da Cidadania

O programa aplica recursos para diversas ações em todo o país. Para a região Norte, o governo federal disponibilizou R$ 2,5 bilhões. No Tocantins 25 municípios do Bico do Papagaio já foram contemplados com esse recurso, onde estão sendo investidos aproximadamente R$ 300 milhões. Essa região do Estado tem 36,29% de sua população em áreas rurais.

Beneficiando não só famílias de pequenos produtores, mas toda a população urbana e rural da região, o ‘Territórios da Cidadania’ já desenvolve 62 ações direcionadas ao Bico do Papagaio. Em 2008, vários encontros foram realizados com instituições parceiras e representantes dos agricultores familiares e a sociedade civil organizada, para definir a melhor forma de aplicar os recursos.

Novos municípios que serão beneficiados pelo Territórios da Cidadania.

Território do Jalapão

Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins.

Território do Sudeste

Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Almas, Pindorama do Tocantins, Chapada da Natividade, São Valério da Natividade, Natividade, Conceição do Tocantins e Taipas do Tocantins.

Fonte: Secom