Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Educação Ambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em parceria com a ADTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico, realizou neste final de semana, entre os dias 11e 13, na praia da Ilha, em Caseara, a 250 km de Palmas, a Gincana de Verão “Jogue Limpo com a Natureza”.

A gincana iniciou na noite de sexta-feira, 11, com uma palestra sobre Resíduos Sólidos, ministrada pela equipe de educação Ambiental do Naturatins de Palmas. Já as provas foram realizadas durante o dia de sábado, com diversas tarefas a serem cumpridas por cada equipe.

Com o objetivo de aliar lazer, diversão e responsabilidade ambiental aos usuários durante a curta temporada de praia, a equipe organizadora adotou provas relacionadas aos cuidados com o lixo, como separação e recolhimento da maior quantidade de lixo (peso), perguntas sobre a palestra “Resíduos Sólidos”, além de atividades de resistência como corridas de saco e a prova do pneu.

A competição contou com cerca de 200 participantes divididos em 13 equipes, dentre eles moradores e visitantes de outras localidades como Araguacema, Goiânia, Rubiataba e Anápolis.

Os vencedores da premiação de uma barraca de camping, 04 cadeiras de praia, uma churrasqueira e um guarda-sol ficou com a equipe de Sabor da Ilha, composta por membros de Caseara.

Nos próximos finais de semana a gincana de Verão também vai acontecer em Peixe (19/07); Araguacema (26), e no mesmo dia em Pedro Afonso e Araguanã (02/08).

Fiscalização

Dando continuidade as ações de combate aos crimes ambientais no Estado, as equipes de fiscalização das Unidades Regionais de Palmas e Paraíso realizaram neste final de semana, a iniciar na tarde de sexta-feira, 11 até a madrugada desta segunda-feira, 14, Blitz de fiscalização no município de Monte Santo, via de acesso aos rios e lagos dos municípios de Caseara e Araguacema.

A ação empreendida resultou num total de 214 quilos de pescados diversos, além de oferecer aos visitantes orientações sobre pesca e queimadas, fatores que preocupam o órgão nesta época do ano.

Ainda neste final de semana, a Unidade Regional do Naturatins de Lagoa da Confusão também apreendeu 122 quilos de pescados em ação de fiscalização e educação ambiental nos acampamentos.

Os pescados foram apreendidos pela fiscalização Naturatins por seus condutores não apresentarem a licença para pesca, transportarem quantidade acima do permitido e com tamanhos inferiores ao especificado pela legislação ambiental.

Na regional de Tocantinópolis, os agente de fiscalização e educação ambiental percorreram o rio Tocantins no trecho entre os municípios de Tocantinópolis a Itaguatins para orientar os ribeirinhos, pescadores e visitantes sobre a licença de pesca, espécies, tamanhos e quantidade de peixes permitidos.

Em Alvorada e Araguacema, as equipes do Naturatins desenvolveram atividades de educação ambiental nos rios próximos aos municípios e entorno. Durante as atividades foram distribuídos nos acampamentos o livreto “Tocantins na Praia” e sacos de lixo.

Já as outras regionais do Naturatins seguem com a programação de fiscalização e educação ambiental nas praias e balneários mais próximos durante os períodos de maior visitação.

As operações contam com cerca de 190 servidores empenhados em fiscalizar e orientar sobre a conduta nas praias, além das parcerias com a Polícia Militar, por meio da Cipama – Companhia independente da Policia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros, da Dema – Delegacia de Meio Ambiente e das prefeituras municipais.

Fonte: Assessoria de imprensa Naturatins