Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A temporada de praia de Araguacema recebeu no último final de semana, dias 24 e 25 de julho, uma vasta programação com atividades promovidas pelo Sebrae. Dentre as atividades desenvolvidas na praia Ilha da Gaivota, tiveram destaque a capacitação de barqueiros e barraqueiros, que foram instruídos a receber bem os turistas e a terem boas práticas na produção de alimentos.

Segundo o barqueiro Marivaldo da Silva Castro, que trabalha há 7 anos com o ofício, participar da capacitação foi de grande proveito, pois aprendeu que o cliente paga para se bem atendido. “No curso vi que posso melhorar o atendimento e me atentei para a dica de colocar tapetes no barco para dar conforto aos turistas que atravessam comigo”, comenta Marivaldo, que fora da temporada é atendente em um supermercado. Ele, que é casado e tem 2 filhas, contou ainda que na época de praia tem um bom lucro como barqueiro e pretende continuar prestando melhores serviços aos visitantes.

Já para Daltiana Figueiredo de Souza, sócia de uma das barracas da praia, a capacitação ministrada pelo Sebrae foi muito importante para ela e sua equipe. “Busco sempre participar de capacitações como esta, pois alimentação é algo sério e precisa de muitos cuidados. Recebemos toucas, aventais e camisetas para trabalharmos com toda a higiene necessária”, destacou a empresária.

Com uma ação de responsabilidade ambiental foi realizado o mutirão da limpeza que contou com a participação de voluntários, e mais de 200 kits com sacos de lixo e cartilhas sobre meio ambiente foram distribuídos para os barqueiros, além de galões para recolhimento de óleo de cozinha, os quais foram entregues aos donos de barracas. Uma gincana ecológica promoveu o recolhimento de vários quilos de lixo jogados na praia e três equipes foram premiadas pela ação. O proprietário de barraca Rafael Nunes, ao receber um galão para coleta de resíduos de óleo, parabenizou a ação da instituição e se disse satisfeito em poder colaborar. “É muito importante essa questão de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. Quanto mais cuidarmos na nossa praia, mais tempo poderemos usufruir desta maravilha da natureza”, finalizou.

O empresário, Marcos Saldanha, que foi aproveitar a praia de férias com a família, afirmou sua satisfação em ver que ações de preservação também são priorizadas pelos organizadores e parceiros da temporada, e sua filha, Emanuelle Saldanha, de 4 anos, participou do mutirão da limpeza. “Eu ajudo a tirar o lixo do chão para deixar a praia limpa e mais bonita”, disse Emanuelle.

O presidente da Associação de Marinheiros e Pescadores do Araguaia, José Milton de Souza, e o presidente da Associação de Barqueiros e Barraqueiros de Araguacema, Paulo de Carvalho declararam que a temporada de praia de Araguacema tem sido um sucesso com o apoio do Sebrae. “Através dessa parceria capacitamos nossa mão-de-obra e temos gerado renda para nossa comunidade. Creio que caminhando juntos os bons resultados permanecerão para as próximas temporadas e a nossa economia só tem a ganhar”, finalizou Milton.

Os diretores superintendente e administrativo e financeiro do Sebrae/TO, Paulo Massuia e João Costa, respectivamente, estiveram acompanhando os trabalhos no local e aprovaram os bons resultados desta iniciativa. O projeto Sebrae na Praia ainda acontecerá nos dias 31/07 e 01/08 nas praias de Araguatins - Praia da Ponta, e Pedro Afonso - Ecopraia do Sono.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae