Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Unidade Regional do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins de Gurupi realizou na ultima terça-feira, 15, no Hospital Regional de Gurupi, orientações sobre a prevenção e cuidados com a invasão de pombos. A ação aconteceu em virtude do crescimento descontrolado de pombos no local.

A ação, que contou com a parceria da Cipama - Companhia independente da Policia Militar Ambiental e da Vigilância Sanitária do Município, contribuiu para uma análise e diagnóstico da situação para que sejam propostas medidas para resolver a problemática.

Embasados em medidas não causadoras do sofrimento das aves, e conforme a legislação ambiental vigente, os agentes do Naturatins orientaram a equipe do hospital a vedar os locais dos ninhos e pouso e que busquem orientações de especialistas sobre outras medidas de prevenção e controle, isso, informando ao Naturatins para acompanhamento das medidas a serem tomadas.

Ainda nas instruções dos técnicos do Naturatins, eles pedem que evitem alimentar estas aves, pois esta ave pode causar doenças como a Psitacose, criptococose, Salmonelose, toxoplasmose, além da infestação de piolhos, ácaros e pulgas.

Abrigos

Pertencentes à família Columbidae, os pombos vivem em quase todos os tipos de ambientes, especialmente onde vive o homem.

 

Fonte: Naturatins