Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Um computador rodando Windows XP sem recursos de segurança ou desatualizado leva uma média de 4 a 5 minutos para ser atacado por um vírus assim que se conecta à Internet, de acordo com o Sans Institute. A boa notícia, dizem os pesquisadores da McAfee, é que a quantidade de worms e vírus está crescendo em uma velocidade bem menor do que no passado.

Toralv Dirro, da equipe da McAfee, disse ao jornal The Guardian que o crescimento gradual, mesmo que abundante, indica uma luz no fim do túnel. "Se essa tendência se mantiver, o planejamento para futuros recursos e tecnologias será muito mais fácil", afirmou.

Ainda assim, a ameaça do malware para milhões de sistemas rodando Windows XP ainda é uma realidade, segundo o Sans Institute. A McAfee concorda que a diminuição da quantidade de malware não significa o fim do problema.

Segundo dados levantados pela McAfee, o crescimento de ameaças não é mais exponencial, mas linear, alcançando uma média de 600 mil novos tipos a cada mês. Dirro alerta, porém, que há chances de haver mais vírus no futuro.

Fonte: Portal Terra