Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior

Crianças com idade de seis a 12 anos venceram em primeiro lugar a “Gincana de Verão”, realizada neste sábado, dia 19, na praia da Tartaruga, em Peixe, a 320 km de Palmas. São integrantes da equipe “Os Invencíveis”, cujas famílias estão veraneando neste recanto do rio Tocantins, na região Sul do Estado. Com garra e mostrando serem bem versados em educação ambiental, disputaram as cinco provas da competição, que variaram de provas de criatividade, jogos, conhecimentos turísticos sobre o roteiro, dramaturgia com conteúdo sobre desenvolvimento sustentável e lances surpresa.

Disputaram entre si 12 equipes com 90 participantes vindos de Uruaçu e Porangatu (Goiás), Minas Gerais, Gurupi (TO) e locais. A prova inicial era para recolhimento de lixo na área da praia e em uma hora de duração foram juntados em sacos 514 kg, ou seja, mais de meia tonelada de dejetos sólidos. Alguns grupos montaram esquetes sobre defesa do meio ambiente, acompanhados por instrumento musical; outros apelaram para os dotes artesanais e fizeram bonecos-espantalhos com material reciclável recolhido por eles.

A Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está realizando esta promoção esportivo-educativa nas cinco praias de maior fluxo turístico do Estado: Peixe, Araguacema, Pedro Afonso, Araguanã e Caseara, premiando os três primeiros lugares com kits de lazer: barracas para camping, cadeiras para tomar sol, churrasqueiras, garrafas térmicas e guarda-sol. Estão juntos com o órgão oficial de turismo do Estado a Celtins, Naturatins e Banco da Amazônia. Técnicos do Naturatins também participam da gincana e apresentam aos competidores palestra sobre o tema “Resíduos Sólidos”. No próximo dia 26, em Araguacema, a Adtur e parceiros realizam mais uma versão da Gincana de Verão.

 

Fonte: Secom