Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O mês de julho está chegando ao fim, e com ele o período de férias para os mais de 230 mil alunos matriculados nas 548 escolas estaduais do Tocantins. As unidades de ensino já se preparam para receber os estudantes neste segundo semestre, que reinicia, oficialmente, no próximo dia 04 de agosto.

Mas, para os servidores que trabalham no suporte pedagógico e funcionários administrativos das escolas, as atividades já começaram. Nos dias que antecedem a volta às aulas, eles se reúnem para discutir o planejamento e traçar metas para os próximos meses do ano letivo. Já os professores retomam os trabalhos no dia 1° de agosto, quando o cronograma de tarefas é repassado.

Para garantir a qualidade no ensino, a Seduc – Secretaria da Educação e Cultura dará continuidade ao Programa de Formação Continuada para os professores, que acontece entre os dias 11 e 14 de agosto. Os cursos vêm oportunizando a profissionalização dos educadores da rede estadual de ensino, que participam dos cursos em horários agendados no Calendário Escolar, buscando não interferir na carga horária dos alunos.

O mais importante disso tudo é que o professor acaba encontrando na sala de aula o local ideal para experimentar novas metodologias de ensino com estudantes de diferentes capacidades e níveis de aprendizagens. Com isso, o aluno é o maior beneficiado, passando a contar com uma escola de qualidade.

Neste segundo semestre estão previstas a construção, reformas e ampliação de aproximadamente 106 escolas estaduais, além da reestruturação física de 11 prédios das Diretorias Regionais de Ensino, com recursos de cerca de R$ 32 milhões previstos no PPA – Plano Plurianual.

Fonte: Seduc