Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com peças manuais que ganharam o Tocantins, os artesãos da região do Bico do Papagaio seguem rumo ao alcance de mais um objetivo. Apresentando aos lojistas, arquitetos, decoradores e profissionais da área de decoração lançamentos de produtos de designers consagrados e novos talentos, a 13ª Craft Design que acontece de 13 a 17 de agosto de 2008 será palco para a exposição da Coleção Babaçu pela primeira vez fora do Estado.

O evento, que trabalha exclusivamente com vendas no atacado, tem como público principal lojistas de todas as partes do Brasil e do exterior. Nesta edição, a organização da feira cedeu um espaço ao Projeto Artenorte devido ao seu amplo cunho social e ambiental. O projeto implantado pelo Sebrae Tocantins no extremo norte do Estado, trabalha desde o ano de 2006 ações de intervenção no design e na qualidade dos produtos visando garantir a sustentabilidade dos artesãdos artesarantir a sustentabilidade e do estado exterior, em sua 13 os da região.

A feira acontecerá no Centro de Eventos São Luis, espaço de 2.575 m2 localizado na área central de São Paulo, contando com toda infra-estrutura necessária para a realização de uma feira agradável e propícia ao fechamento de bons negócios.

No stand de 10,5m2 do Projeto Artenorte, o foco para a comercialização serão os 80 produtos que fazem parte da coleção. Estarão à disposição do público produtos no segmento de utilitários, objetos de decoração e luminárias seguindo a tendência da feira que é voltada para peças decorativas e funcionais. Porém quem passar pelo espaço, também poderá conferir biojóias, moda acessórios, moda vestuário e velas.

Segundo a Coordenadora Estadual de Artesanato do Sebrae Tocantins, Magvan Botelho, a grande meta é consolidar a atividade artesanal como principal fonte de renda dos artesãos. “Trabalhamos todas as etapas do processo, desde a qualidade e o design dos produtos até a comercialização e a organização dos artesãos para atender o mercado consumidor; a expectativa é que a exemplo do lançamento da Coleção Babaçu, durante a II Mosarq e agora a participação do Projeto Artenorte na Craft Design, seja um grande sucesso”, disse Magvan.

Durante os quatro dias de evento, o stand do Sebrae na Craft Design será acompanhado por duas artesãs dos municípios de Araguatins e Tocantinópolis, pela consultora responsável pela área de gestão da produção, Hemly Barsch e pela gestora do Projeto Artenorte, Magvan Botelho. O diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Paulo Massuia estará em visita ao evento nos dias 13 e 14/08.

No dia 14/08 às 19h acontecerá durante a feira, à entrega do 1º Prêmio Craft Design – Objetos de Decoração que tem como objetivo incentivar e divulgar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação do setor de decoração no Brasil.

O lançamento

Em junho deste ano, durante a 2ª Mostra de Arquitetura do Tocantins – Mosarq, os artesãos realizaram o lançamento da Coleção Babaçu, composta por mais de 80 peças. Os produtos foram desenvolvidos pelos artesãos juntamente com uma equipe de designers contratada especialmente para atender ao Projeto Artenorte.

Foram 15 dias de evento que comprovam o brilho e a beleza dos produtos expostos pelos artesãos. Bijuterias, utilitários, objetos de moda e decoração encheram os olhos de consumidores e lojistas. O resultado, todos os produtos vendidos e vários pedidos efetuados.

O Projeto

Estruturado pelo Sebrae Tocantins e atendendo a cerca de 90 artesãos da região do Bico do Papagaio, o Projeto de Artesanato Legal da Amazônia Tocantinense – Artenorte atende atualmente seis comunidades: Aguiarnópolis, Araguatins, Luzinópolis, Nazaré, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis, e foi idealizado após a identificação da potencialidade local por consultores do Sebrae.

Tendo como objetivo principal a consolidação da atividade artesanal da região do Bico do Papagaio como a principal fonte de renda dos artesãos participantes, o Projeto busca ainda o resgate e a preservação da identidade cultural, do incremento da produção e melhoria da qualidade dos produtos artesanais, da agregação de valor e do aumento das vendas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae