O deputado César Halum apresentou um projeto de lei à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em que pretende que o capim-dourado seja declarado patrimônio cultural e imaterial do Estado.
O autor da matéria explica que, “além de servir de matéria-prima para o artesanato de produtos que tornaram o Tocantins mundialmente conhecido, o capim-dourado deu origem ao vilarejo Mumbuca, formado por remanescente de antigos quilombos, e permitiu a geração de uma alternativa econômica para a região do Jalapão”.
Capim Dourado
O capim dourado (Syngonanthus Nitens) é uma espécie de capim que existe somente na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.