Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves Raul Filho (PT) procurou mostrar suas realizações de governo Raul Filho (PT) procurou mostrar suas realizações de governo
  • Foto - Divulgação
  • Foto - Divulgação
  • Foto - Divulgação
  • Foto - Divulgação
  • Foto - Antônio Gonçalves
  • Foto - Fernando Alves
  • Foto - Antônio Gonçalves

Em uma noite em que os estudantes da UFT - Universidade Federal do Tocantins, maiores interessados em ouvir as idéias dos candidatos no auditório Cuica acabaram ficando de fora, quem falou mais alto foi a manifestação barulhenta e quase incontrolável da militância dos três principais candidatos que concorrem à prefeitura de Palmas; Marcelo Lelis (PV), Raul Filho (PT) e Nilmar Ruiz (DEM).

No início o mediador do debate, jornalista Cleber Toledo, chegou a manifestar sua preocupação quanto à segurança do local, uma vez que a capacidade do auditório para 450 pessoas foi em muito ultrapassada. As militâncias faziam um barulho ensurdecedor gritando os nomes dos candidatos e isto levou ao atraso do evento em quase uma hora.

Durante o evento que contou também com a presença do candidato Tasso Antônio (PMN) e Getúlio Vargas (PT do B), os candidatos puderam confrontar propostas nas áreas de transporte, educação, urbanismo e geração de emprego e renda.

O candidato Tasso Antônio lembrou que Palmas ainda é muito dependente do poder público e isto deve acabar. Segundo ele até hoje todos os governantes que passaram pela administração municipal mantiveram esta dependência por conveniência política, “se for eleito vou acabar com isto”, disse.

O candidato do PMN procurou também, quando teve oportunidade nas perguntas, ser incisivo nos questionamentos aos candidatos Marcelo Lelis - a quem questionou por estar pela segunda vez em curto espaço de tempo deixando a função para a qual foi eleito para concorrer a outro mandato, “o senhor não gosta de terminar o que começa”, alfinetou - e Raul Filho a quem dirigiu pergunta sobre a ação da Polícia Federal na prefeitura e o travamento das obras por falta de liberação de recursos junto ao governo federal.

Raul Filho em resposta disse que se “existe um homem honrado neste país, este homem sou eu”, Raul disse que nunca respondeu a processo por improbidade administrativa “diferente de outra candidata que está nesta mesa”, disse, em referência à candidata Nilmar. O petista também foi questionado sobre a “invasão” de comerciantes de fora que vem para Palmas apenas na época de pagamentos do funcionalismo público para vender seus produtos na feira do Hangar e disse que “isto é livre comércio e não tem lei que proiba isto”.

As militâncias de Lelis e Raul Filho manifestaram-se contra Tasso, a quem chamavam de “laranja” por estar em tese articulado com a candidata Nilmar Ruiz. Em contra-partida Getúlio Vargas procurou atacar a todos, principalmente Nilmar, a quem perguntou se não tinha vergonha de sair na rua pedindo votos. Getúlio lembrou que até hoje sua empresa tem nota para receber da prefeitura da gestão Nilmar Ruiz. A candidata do DEM replicou dizendo “na minha administração seu cinema funcionava, não estava fechado com tapumes”. Segundo a candidata em sua gestão os jovens tinham como se divertir.

Raul Filho também procurou alfinetar Nilmar Ruiz, principalmente na área da educação, ele perguntou para a candidata qual era sua lembrança na passagem pela prefeitura sabendo que ela é professora. Nilmar respondeu que fez três creches e que tinha muito orgulho ter como deputada lutado pelo Fundeb - Fundo da Educação Básica. Na réplica Raul Filho disse que a passagem de Nilmar pela prefeitura foi um “fracasso” e questionou se o que ela tinha implantado foi apenas o mãe crecheira.

Palmas vai ficar Verde

A parte mais polêmica do debate foi quando Nilmar Ruiz disse que a partir de 1º de janeiro Palmas ficará mais verde, “vou voltar a ver a cidade verde” para delírio dos militantes do Partido Verde do candidato Lelis. A candidata percebendo o ato falho - na verdade ela queria fazer uma alusão aos jardins que eram bem cuidados em sua gestão - e diante da galhofa dos adversários, ainda tentou remendar, mas ficou pior, “quem não gosta de ver a cidade verde?”, argüiu.

Lelis aproveitou a deixa de Nilmar para dizer que concordava com ela e que realmente a partir de janeiro a cidade “estará mais verde”, com ele à frente da administração, afirmou.

Considerações finais

Lelis prometeu aos alunos da UFT que sendo eleito vai construir uma quadra poliesportiva na universidade e o restaurante universitário “respeitando o reitor”, disse. Segundo ele, em breve estará na universidade assinando um acordo público com os alunos.

Raul Filho disse em sua oportunidade que tem o melhor plano de governo para Palmas e que em seu próximo governo terá 100% das crianças do município estudando em escolas de tempo integral. Ele afirmou que continuará implantando o sistema de parques e jardins e a iluminação pública e lembrou que na administração passada a cidade vivia às escuras. Segundo o candidato à reeleição, o futuro da cidade está em jogo e ele honrou todos os compromissos assumidos na campanha anterior.

A fala da candidata da Aliança da Vitória nas considerações finais foi prejudicada, pois os militantes, apesar dos insistentes pedidos do mediador para o silêncio, fizeram muito barulho visando abafar suas afirmações. Ela disse que seu próximo governo será o “governo de uma grande aliança”.

Os candidatos Tasso Antônio e Getúlio Vargas foram breves e ressaltaram que nos próximos debates esperam que tenha menos militantes na platéia.

 

Umberto Salvador Coelho