Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Josi Nunes e seu vice Lúcio Guimarães visitam comerciantes da AV. Goiás Josi Nunes e seu vice Lúcio Guimarães visitam comerciantes da AV. Goiás

Ao visitar empresas da Avenida Goiás durante toda a semana a candidata Josi Nunes (PMDB) reforçou o desejo de revitalizar o comércio de Gurupi, com a prefeitura incentivando as compras no comércio local, através de uma política de desenvolvimento econômico, que farão com que os preços em Gurupi sejam mais competitivos. "Funciona como uma corrente, se a empresa vende mais, contrata mais. O que faz com que o poder de compra do cidadão também aumente. Isso é distribuição de renda e igualdade social", afirmou a candidata.

Além de fortalecer o comércio local, Josi pretende atrair novas indústrias revitalizando o Parque Agroindustrial (PAIG), criado na gestão de Jacinto Nunes, e que se encontra adormecido. "Vamos conceder os incentivos necessários para que novas empresas se instalem aqui. Não podemos mais ver outras cidades crescendo e Gurupi perdendo o trem do desenvolvimento", disse Josi.

Os levantamentos realizados e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho ( www.mte.gov.br ) apontam um desaquecimento do comércio de Gurupi, o que tem preocupado Josi. "Isso é reflexo de todo o setor econômico da cidade. Isso mostra que o dinheiro de nossa cidade está indo embora, as compras não estão sendo feitas em Gurupi. E o resultado são lojas com pouco movimento e desemprego", lamentou Josi.

Os dados do Caged apontam que o comércio de Gurupi teve redução de postos de trabalho. De janeiro a junho de 2008 só para o cargo de vendedor 137 foram admitidos enquanto 177 foram demitidos, o que dá um saldo negativo de 40 vendedores desempregados. Na função de Operador de Operador de Caixa ao tempo em 70 foram contratados, 88 perderam o emprego, o que resulta em 18 pais e mães de família sem emprego.

O Ministério do Trabalho também informa que em todas as áreas de mais de 3 mil inscritos em busca de uma vaga no mercado de trabalho, pouco mais de 50%, ou seja, 1.696, conseguiram um nova colocação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Josi Nunes