Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Oferecer a possibilidade de interação empresas/empreiteiras para o fornecimento de produtos e serviços e identificar o perfil da mão-de-obra necessária para as obras. São esses os objetivos específicos do Encontro de Negócios da Ferrovia Norte-Sul, para o trecho entre as plataformas de Palmas/Porto Nacional e Brejinho de Nazaré, que a Secretaria da Indústria e Comércio promoverá nesta quinta-feira, 28, com início às 8h30. O evento, que deverá reunir mais de 150 pessoas, será no auditório da Fecomércio - Federação do Comércio do Estado do Tocantins, em Palmas, na Avenida Teotônio Segurado – 301 Norte – Conjunto 01 – Lote 19.

Participarão do encontro o Governo, através da Secretaria da Indústria e Comércio e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; o consultor comercial da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Josias Gonzaga; a SPA Engenharia, escritório de Porto Nacional, representantes da Fecomércio e empresários.

O secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, fará uma apresentação sobre as oportunidades de investimento que a ferrovia já está gerando e vai gerar, como um eixo de transporte multimodal que impulsionará o desenvolvimento do Estado. Também vai explanar sobre os grupos de trabalhos criados paras estudar todas as condições de infra-estrutura na área de influência da ferrovia e ainda sobre a necessidade de qualificação profissional.

O engenheiro Reinaldo Magalhães, da SPA engenharia abordará o perfil da mão-de-obra que a construtora necessitará para os trabalhos de campo, a exemplo secretária, auxiliar de escritório, técnico de informática, faxineira, copeira, cozinheira, auxiliar de cozinha, garçom, almoxarifes, técnicos de solos, técnicos de enfermagem, operador de máquinas pesadas, motorista de caminhão, mecânico de máquinas pesadas, borracheiro, mestre de obras, pedreiro, eletricista, encanadores, serventes, armador e carpinteiro.

Para o empresariado, ele discorrerá sobre as demandas de produtos e serviços que surgirão e poderão ser supridas por empresas locais e regionais, em áreas como material para a construção civil, alimentos, transportes, e confecções.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por sua vez, através do Sine, vai atuar na triagem e qualificação de mão-de-obra, direcionando os profissionais conforme a área de atuação.

Eudoro Pedroza enfatiza que o Encontro de Negócios realizado na semana passada em Figueirópolis superou a expectativa e que durante o evento os empresários puderam obter informações e tirar dúvidas, estabelecendo um contato inicial muito produtivo com a Valec e a empreiteira.

Esses encontros serão realizados pelo Governo em municípios estratégicos do Estado, notadamente na área de abrangência da ferrovia. No dia 4 de setembro será em Alvorada e no dia 11, em Gurupi.

 

Fonte: Secom