Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Wanderlei Barbosa, o prefeito Paulo Antonio, dentre outras autoridades, participam nessa terça-feira (10), da inauguração do Terminal Rodoferroviário de Grãos de Alvorada (TO), o primeiro criado após a conclusão da Ferrovia Norte-Sul. 

A inauguração acontece das 10h30 às 13h, em evento fechado, exclusivo para convidados. 

Construído pela concessionária Rumo, em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS, o terminal fica localizado na rodovia BR-153, na altura do quilômetro 745 e é voltado para o armazenamento e o transbordo de grãos, como soja e milho. O local terá capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas por ano, além de contar com uma pista ferroviária que permite o carregamento de até 12 vagões por hora e até 120 vagões por dia.

As operações do terminal serão uma alternativa logística para a economia agrícola do estado do Tocantins, escoando as mercadorias até o Porto de Santos (SP) e, assim, colocando a região na rota de exportação do país.

Rumo e CHS

A Rumo é a maior operadora de logística ferroviária do país, e a CHS a maior cooperativa de propriedade de agricultores, pecuaristas e cooperativas americanas, diversificada em energia, grãos e alimentos.