Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Começou nesta segunda-feira, 1º, o treinamento para os técnicos de urna que irão trabalhar em todo o Estado. No total, 258 pessoas passarão por dois dias de curso ministrados por 21 servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), simultaneamente em todo o Tocantins até o próximo dia 04.

Para facilitar o treinamento o Estado foi dividido em sete Núcleos de Atendimento aos Técnicos de Urna (NATUs), responsáveis por repassar as instruções a todas as 35 Zonas Eleitorais do Tocantins. Os NATUs estão sediados nas cidades de Araguatins, Araguaína, Guaraí, Paraíso, Palmas, Gurupi e Dianópolis.

O curso visa explicar aos técnicos o funcionamento dos sistemas utilizados nas eleições e da urna eletrônica. Entre os temas abordados estão a organização da Justiça Eleitoral, recomendações de segurança, armazenamento, transporte, limpeza e preparação prévia das urnas eletrônicas nos locais de votação.

Os técnicos ainda receberão instruções de procedimentos para lidar com situações que requeiram a troca de urnas com defeito e para auxiliar os mesários que vão trabalhar no dia das eleições.

Para a Presidente do TRE-TO, Desembargadora Willamara Leila, o órgão está comprometido em estimular ações que garantam o sucesso do processo eleitoral. “A capacitação dos técnicos de urnas é essencial para assegurar a informatização de nossas eleições” relata a Presidente.

Em Palmas, serão capacitadaos 13 técnicos nos dias 01 e 02, das 08h às 18h, na sede da 29ª Zona Eleitoral da Capital.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa TRE