Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Nesta quarta-feira, dia 03, os produtores da região de Alvorada, a 343 Km de Palmas, região Sul do Estado, estão convidados a participar do Dia de Campo de Ovinocaprinocultura da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. O evento ocorrerá na Fazenda Santa Clara, na BR 153, Km 788. A expectativa é que cerca de 150 pessoas participem do Dia de Campo, que começa às 8h.

Às 9h, será ministrada a palestra Manejo Sanitário e Zootécnico de Caprinos e Ovinos, com o gerente do Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos e médico veterinário da Adapec, Jefferson Pessoa. Na ocasião, serão tratadas as principais raças, tipos de instalação, principais doenças, seus sintomas, diagnósticos, tratamentos e prevenção, além de legislação.

O tema 'Raiva em Ovinos e Caprinos' será abordado às 13h, pelo médico veterinário da Adapec, Márcio Pedrote. Transmissão, tipos de vetores, sintomas e prevenção são alguns dos assuntos da palestra. Já às 15h, será a vez do representante da Companhia Zootécnica Agrária – Tortuga, Vamilton Franzo, falar sobre 'Manejo Nutricional de Ovinos e Caprinos', especificando as principais deficiências minerais e nutricionais nos animais.

Para finalizar o Dia de Campo, às 16h30, os produtores farão uma visita na propriedade, verificando o tipo de manejo utilizado no local.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, o Tocantins tem excelentes condições físicas e climáticas para a criação de ovinos e caprinos. "A Agência está auxiliando no desenvolvimento da ovinocaprinocultura, mostrando qual a melhor forma de manejar sanitariamente esses animais. Isto garante uma melhor e maior produção" explica o presidente, acrescentando que além de realizar a fiscalização e inspeção sanitária, a Agência também oferece instruções e realiza um trabalho educativo junto aos criadores.

Dados

A regional de Gurupi, sul do Estado, da qual faz parte o município de Alvorada, tem cadastados na Adapec 575 caprinos e 8.851 ovinos, em 297 propriedades rurais. Somente em Alvorada, são 1.144 animais, sendo 16 caprinos e 1.128 ovinos.

Em todo o Estado, são 75.329 ovinos e 14.802 caprinos, sendo a regional de Araguaína a que tem o maior rebanho de ovinos, com 10.809 cabeças e a regional de Porto Nacional o maior rebanho de caprinos com 2.164 animais

 

Fonte: Adapec