Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Incra/TO

Foto: Incra/TO

O Incra no Tocantins inicia, na segunda semana de dezembro, mais uma ação voltada a facilitar o acesso de mulheres rurais a documentos pessoais e serviços públicos. A 6ª edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural será realizada de 8 a 12 de dezembro, em Alvorada do Tocantins, com atendimento estendido também às comunidades do entorno.

Durante cinco dias, das 8h às 18h, equipes do Incra/TO e de órgãos parceiros vão oferecer, de forma gratuita, uma série de serviços no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Alvorada. O objetivo é simplificar a vida das trabalhadoras rurais, garantindo que elas tenham acesso a documentos essenciais e a políticas públicas importantes para o desenvolvimento das famílias agricultoras.

Na ocasião, as comunidades das cidades vizinhas como Sucupira, Figueirópolis, Talismã, Peixe, Araguaçu e Jaú também poderão ser atendidas.

O mutirão promovido pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), também é fruto da atuação conjunta de diversas instituições como o Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Prefeitura de Alvorada.

Essa colaboração garante a oferta de serviços como regularização de lotes; emissão e atualização de Contratos de Concessão de Uso (CCU); atualização cadastral; emissão e regularização de carteira de identidade e carteira de trabalho; certidões diversas; título de eleitor; inscrição no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

As trabalhadoras também poderão obter informações sobre políticas públicas, como o Pronaf, além de consultar propostas de crédito da Agência Fomento Tocantins. A programação inclui ainda a entrega de títulos de domínio e novos CCUs a famílias assentadas.

Balanço da edição anterior

O último mutirão, realizado em Marianópolis entre os dias 3 e 7 de novembro, mostrou o impacto da iniciativa. Ao longo da semana, quase 3 mil pessoas foram atendidas. Além disso, agricultores familiares tiveram acesso a R$ 8 milhões em crédito, ampliando as condições para investir na produção. Na ocasião, foram entregues mais de 100 títulos de domínio e cerca de 70 CCUs, reforçando a regularização fundiária no estado.

Com a nova edição, o Incra/TO reafirma o compromisso de aproximar políticas públicas das comunidades rurais e de facilitar a vida de quem depende da terra para sobreviver. A expectativa é que o mutirão em Alvorada repita e amplie os resultados positivos das ações anteriores, garantindo documentação, acesso a direitos e mais autonomia às trabalhadoras rurais do Tocantins.