Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Walquerley Ribeiro
  • Foto - Walquerley Ribeiro
  • Foto - Rejane Costa
  • Foto - Rejane Costa
  • Foto - Rejane Costa

Totalmente reestruturada a Feira da 304 Sul será entregue a feirantes e comunidade nesta quarta-feira, 03, a partir das 18 horas. O local que antes levava o nome da quadra em que está localizado passa a se chamar Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante em homenagem a uma das importantes figuras que lutaram pelo movimento separatista do Estado.

O prefeito Derval de Paiva entrega a obra aos feirantes, usuários e a comunidade palmense em solenidade que contará também com show da Banda Balagandaya e da dupla Jean e Jailton.

A feira é considerada ponto turístico e cartão postal da Capital. Feirantes de 14 municípios do Tocantins e cerca de seis mil visitantes lotam o local a cada fim de semana, movimentando cerca de meio milhão de reais por mês.

A reforma teve a aprovação dos feirantes que utilizam àquele espaço. O presidente da Associação dos Feirantes da 304 Sul, Raimundo Wanderley destaca a importância da obra. "Este é um momento ímpar a todos os feirantes de Palmas. O Espaço Popular demonstra o quanto a atual administração nos valoriza", afirma.

Adaptação

Na entrega os feirantes receberão a obra e passarão a realizar as adequações necessárias em seus estandes e espaços para que a feira possa então, voltar a funcionar em seu antigo endereço. Durante este período de adaptação feirantes, Prefeitura e entidades parceiras trabalharão para que o local fique 100% estruturado para seu total funcionamento. "A intenção é que cada feirante conheça seu espaço, receba os equipamentos e possa vir trabalhar tranqüilo, certo de que tudo está em perfeita harmonia", explica o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros Neto. O secretária antecipa ainda que umas das parcerias foi firmada com a Fundação Banco do Brasil que repassará à associação dos feirantes 200 mesas, 800 cadeiras e 300 barracas padronizadas, com um investimento de cerca de R0 mil.

"A Prefeitura está correta, devemos nos organizar, se adaptar a esta nova realidade e fazer testes para que ao voltar tudo dê certo, como é nosso desejo", concluiu Barros.

Detalhes do projeto

Entre as novidades implantadas destacam-se o segundo pavimento dedicando à praça de alimentação, a área de lazer com fonte luminosa, mais banheiros, sala de primeiros- socorros e amplo estacionamento. O objetivo é oferecer mais conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados obedecendo principalmente à legislação sanitária vigente. Para isso todo o piso foi substituído por granitina, possibilitando maior facilidade de limpeza; a separação da área da praça de alimentação da área de hortifrutigranjeiros tem como objetivo melhorar o fluxo dos usuários e organizar os espaços físicos; A ampliação do estacionamento respeita as árvores existentes; A proposta também prevê a criação de uma praça com pérgulas, bancos, fonte luminosa bem como o paisagismo do entorno.

Novo nome

O nome da feira foi alterado em função de projeto de lei de autoria do vereador Ivory de Lira. Mário Bezerra Cavalcante foi deputado estadual por Goiás e procurador de Justiça do Tocantins.

 

Fonte: Ascop

Tags: Feira, Palmas