Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Palmas realizada pelo Jornal Stylo e divulgada nesta terça-feira, 02, mostra que o petista Raul Filho vem atropelando os concorrentes na entrada da reta final da campanha.

Nesta que é a segunda rodada de pesquisas encomendadas pelo jornal, Raul pela primeira vez lidera o quadro de intenções de voto. Na pesquisa espontânea - aquela em os eleitores não são expostos ao nome dos candidatos - Raul aparece em primeiro lugar com 31,43%, contra 28,81% de Marcelo Lelis (PV) em segundo e 28,70% de Nilmar Ruiz (DEM) em terceiro lugar. Como a margem de erro é de apenas 2,8% para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados.

Os candidatos Getúlio Vargas (PTdoB) e Tasso Antônio (PMN) não obtiveram nem 2% das intenções de votos, com, respectivamente, 0,55% e 0,66%. Com relação à primeira pesquisa, Tasso Antônio melhorou seu desempenho em relação ao candidato petebista. Mas na avaliação geral, ambos tiveram menos votos nessa pesquisa.

O percentual de votos brancos e/ou nulos baixou significativamente, totalizando 2,19% dos entrevistados, ao passo que os eleitores que não responderam em quem votarão somam 7,67%. No total, esses dois segmentos podem decidir a eleição em 5 de outubro, pois totalizam 9,86% das intenções de votos, um número mais de três vezes maior que a variação entre o primeiro (Raul Filho) e o terceiro colocado (Nilmar Ruiz), que é de apenas 2,73%.

O resultado apurado nessa pesquisa mostra que continua o empate técnico entre os três principais candidatos à prefeitura de Palmas e que a campanha eleitoral continuará muito acirrada e equilibrada.

Rejeição

No quesito rejeição a pesquisa mostra que as posições também mudaram. Raul Filho, antes o mais rejeitado, caiu de 37,43% para 24,97%, enquanto Nilmar Ruiz, antes, a segunda mais rejeitada, saltou agora para o primeiro lugar. Seu indíce neste quesito subiu substancialmente e passou de 17,94% para 29,03%.

Estimulada

No resultado da pesquisa estimulada, onde os entrevistados recebem um disco em formato de pizza em papel branco com o nome de todos os candidatos escrito com tinta preta, os resultados sofreram poucas alterações.

Raul Filho (PT) continua na liderança, com 33,19% das intenções de votos. Marcelo Lelis (PV) subiu para 31,22% e Nilmar Ruiz (DEM) aprece com 30,78%. Tasso Antônio (PMN) marca 0,99% e Getúlio Vargas (PTdoB) continua com os mesmos 0,55%.

Os votos brancos e/ou nulos caem para 1,86%. Já os eleitores que não responderam somam apenas 1,53% do total.

Pesquisa

A pesquisa feita entre os dias 28 e 29 de agosto foi registrada na Justiça Eleitoral sob o 3067/08 e teve uma mostra de 913 eleitores. O levantamento tem 95% de intervalo de confiança e uma margem de erro de 2,8% para mais ou para menos. “A pesquisa começou 10 dias após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, portanto o efeito dos programas já deve ser considerado”, avalia o estatístico responsável pela pesquisa, João Soares.

Amostragem

A amostragem foi distribuída da seguinte forma:

- Conglomerado I: integrado pelas quadras da área Norte e da área Nordeste do Plano Diretor;

- Conglomerado II: integrado pelas quadras da área Sudeste e da área Sudoeste do Plano Diretor;

- Conglomerado III: integrado pelas Aurenys I, II, III e IV;

- Conglomerado IV: integrado por Taquaralto;

- Conglomerado V: integrado por Taquaruçú.