Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Walquerley Ribeiro Escola de Tempo Integral Eurídices Ferreira de Melo Escola de Tempo Integral Eurídices Ferreira de Melo

A Prefeitura Municipal entregará à comunidade palmense, neste sábado, 27, a segunda Escola de Tempo Integral da Capital, localizada na Rua 22, APM 05, Aureny III. A escola, que receberá o nome de Eurídice Ferreira de Mello, em homenagem à mãe do presidente Lula, terá capacidade de atendimento de 1.380 alunos em regime de tempo integral do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e mais 2.500 alunos das escolas circunvizinhas nas atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer nos finais de semana e feriados.

A solenidade de inauguração acontecerá às 17h deste sábado e contará com a presença do prefeito em exercício Derval de Paiva, do secretário municipal de Educação e Cultura, Danilo de Souza Melo, de autoridades civis e militares e demais autoridades municipais e estaduais.

Durante o evento, o público irá assistir diversas apresentações culturais que mostrarão o talento dos alunos das escolas municipais, Beatriz Rodrigues com o Ballet Contemporâneo, Tempo Integral Vinicius de Moraes com o Street Dance e a de Tempo Integral Padre Josimo com apresentações de Jazz, Conjunto de flautas e Coral.

Na grade de programação das atividades culturais e esportivas desta nova unidade serão oferecidas aulas de volei, futebol, natação, handebol, basquete, tênis de mesa, judô, karatê, capoeira, balet, dança contemporânea, hip hop, dança de salão, danças regionais e folclóricas, iniciação musical, artes visuais, teatro, aula de teclado, violão, bateria, flauta, entre outras.

Além da grade curricular tradicional, serão oferecidas também aos alunos aulas de informática, inglês, espanhol, meio-ambiente, filosofia, expressões matemáticas, hora da leitura e estudo dirigido.

Os alunos matriculados nesta unidade escolar terão um tempo de nove horas e meia (7h30 às 17h) de permanência na escola. Durante o dia, serão oferecidos três refeições, ou seja, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Estrutura funcional

São mais de 8 mil metros quadrados de área construídos, com uma estrutura de 25 salas de aula, com capacidade para 36 alunos cada, 05 laboratórios (físico-químico, ciências, multi-uso, de informática e de línguas), biblioteca com videoteca, 02 piscinas (uma semi-olímpica e uma infantil), 02 quadras cobertas, pista de atletismo, refeitório, campo de futebol society, campo de areia, pátio de brinquedos; horta e viveiro, sala de estudo, sala para oficina de leitura, salas de artes marciais, música e dança, consultório de odontologia, sala de primeiros socorros, sala da nutricionista, sala de orientação educacional, auditório com capacidade para 363 pessoas todo revestido em carpete para melhorar a acústica, além dos espaços administrativos.

Outro diferencial desta escola, é que o sistema de informática terá a Rede Wirelles, o que possibilita a conexão da internet sem fio. Na escola será implantantado também o sistema de informação para gerenciamento dos dados da Unidade Escolar. No total serão instalados cerca de 60 computadores na escola.

O custo total do investimento feito pela Prefeitura Municipal para a construção da parte estrutural da escola foi de cerca de R$ 8,5 milhões, pagos com recursos próprios do município. A escola propiciará aos alunos uma educação global que prima pela sua formação integral. Na unidade serão atendidas crianças e jovens das classes sociais de menor poder aquisitivo da região Sul da Capital, contemplando-os com uma educação global que vise a um atendimento amplo e integral, oportunizando o acesso a espaços que vão além dos saberes propostos no currículo mínimo do Ensino Fundamental.

Como uma das principais marcas da atual gestão, a Escola de Tempo Integral foi pensada e criada para possibilitar aos alunos uma educação básica de qualidade, que é direito do cidadão e dever dos estados e municípios.

 

Fonte: Ascop