Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Democratas saiu das urnas no último domingo com 25 prefeitos eleitos e 204 vereadores. Estas prefeituras representam um universo de 178.672 eleitores, o que representa 20,24% do total de eleitores do Estado. Somando as prefeituras conquistadas pelo PMDB (39) e pelos partidos aliados (PDT, PPS e PSB), a Aliança da Vitória saiu das urnas com 75 prefeitos, número 30% superior aos 52 prefeitos eleitos por partidos da União do Tocantins (PR/PSDB/PTB/PP/PV). Já em relação à representatividade dos municípios conquistados pela Aliança da Vitória, eles representam a vontade de 395.975 eleitores, que é o número de pessoas com direito a votar nas 75 cidades onde a Aliança da Vitória venceu as eleições. O número representa 45% de todo o eleitorado do Estado do Tocantins.

Os dados da Aliança da Vitória superam os alcançados pelos partidos da União do Tocantins (PR/PP/PSDB/PV/PTB). Estes conseguiram eleger 52 prefeitos em cidades, mas que representam um universo de que têm um total de 289.646 eleitores. Ou seja, 32% do eleitorado do Estado. Já o Partido dos Trabalhadores, com seus 12 prefeitos eleitos, saiu das urnas com a representatividade de 200.728 eleitores, que é o número de pessoas com direito a voto nos municípios onde o PT saiu-se vencedor.

Vereadores

O Democratas saiu das urnas também com um número significativo de vereadores. O partido conseguiu eleger 204 parlamentares em todo o Estado, o que equivale a 16% do total de vereadores eleitos. Na Capital, por exemplo, o partido fez os dois vereadores com maior votação nas eleições (Valdemar Junior e Fernando Rezende). Somando-se todos os vereadores da Aliança da Vitória, o número de parlamentares eleitos chega a 758, ou seja, 60% de todos os vereadores eleitos no Estado no último domingo.

O número supera também o desempenho tanto da União do Tocantins como do Partido dos Trabalhadores. A UT (PTB/PR/PP/PV/PSDB/PRTB) elegeu no último domingo 406 vereadores. Já o Partido dos Trabalhadores saiu das urnas com apenas 102 vereadores, conforme os dados do TSE. Outros partidos menores fizeram 50 parlamentares.