Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Este ano, 26 Indígenas se candidataram para vereadores, destes 5 foram eleitos e assumirão o mandato no próximo dia 1º de janeiro de 2009 e 2 ficaram como suplentes. As Comunidades Indígenas terão representatividade nas Câmaras de Vereadores das cidades de Formoso do Araguaia, Santa Fé do Araguaia, Tocantínia e Lagoa da Confusão.

“Essas candidaturas significam um avanço político na luta pelos direitos Indígenas. Aqui nossa vitória foi para vereador, mas em outros estados, como o do Amazonas, dois indígenas se elegeram prefeito e um vice-prefeito”, explicou o assessor para assuntos indígenas da Secretaria da Cidadania e Justiça e membro titular do Tocantins da Comissão Nacional de Política Indigenista, Kohalue Karajá.

Formação política

Os assessores da Coordenação Indígena da Secretaria da Cidadania e Justiça, Evalcy Apinayé e Antônia Javaé, terminaram recentemente um Curso de Formação Política de Lideranças Indígenas, em Brasília. O objetivo do curso foi qualificar e fortalecer a capacidade das organizações indígenas regionais para exercerem o controle social das políticas públicas. Em 2009, a Coordenação Indígena da Seciju irá realizar um encontro estadual de lideranças indígenas no Estado.

“Os indígenas precisam se concientizar para ir as urnas eleger candidatos que os representem, pois o Tocantins possui aproximadamente 10 mil indígenas, porém somente 20% deles votam”, disse Evalcy.

 

Fonte: Secom