Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado José Viana (PSC) voltou a pedir por meio de requerimento, urgência por parte do governo do Estado no combate à seca na região sudeste do Tocantins. Viana encaminhou o pedido à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa na terça-feira, 14, solicitando ao Executivo a celebração de convênio para perfuração de poços artesianos nos municípios atingidos.

O pedido atende as cidades de Paranã, Arraias, Conceição do Tocantins, Taipas, Natividade, Ponte Alta do Bom Jesus e São Valério. “Um poço artesiano dá para atingir um raio de 5 a 6 km, beneficiando muitas famílias. A comunidade rural dessa área é grande e justifica amplamente esse investimento do Estado. Inclusive é uma solução mais rápida para o problema e mais barata, em comparação ao barramento de rios e formação de represas”, afirmou o deputado.

Eli Borges

O deputado Eli Borges (PMDB) é outro que está preocupado com a seca e solicitou um programa permanente de combate à seca na sessão desta quarta-feira.

O deputado quer a criação de um programa que atenda aos pequenos produtores rurais e aos municípios que vem enfrentando o problema. “Com a estiagem só resta ao cidadão clamar pela ação do poder público para que providencie poços artesianos, caminhões-pipa, açudes e patrulhas mecanizadas”, justificou Eli.

 

Umberto salvador Coelho

Da redação com informações Dicom/AL