Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Pesquisa desenvolvida em Tocantins vai monitorar os hábitos alimentares de 14 comunidades quilombolas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses grupos. O estudo também vai avaliar se as crianças da região, menores de 5 anos, apresentam problemas nutricionais. A pesquisa faz parte do projeto de Educação Alimentar e Nutricional, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o governo estadual.

A pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira, que começou em julho deste ano, mapeou os hábitos alimentares dos grupos escolhidos. De acordo com o ministério, o estudo já está na segunda fase, que consiste na realização de oficinas para ensinar os quilombolas a aproveitar todos os recursos alimentícios existentes na comunidade.

As 14 comunidades quilombolas foram escolhidas pela má-qualidade da alimentação, decorrente da falta de recursos suficientes para compra e produção de alimentos. Até o fim do estudo, 957 famílias serão visitadas por nutricionistas, antropólogos e assistentes sociais.

O convênio firmado entre o MDS e o governo estadual é de aproximadamente R$ 300 mil. O projeto desenvolvido em Tocantins estava previsto para acabar em abril de 2009, mas, de acordo com o MDS, por problemas na liberação de recursos deve ser prorrogado.

Fonte: Agência Brasil