Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de promover uma ampla divulgação sobre a importância de o cidadão manifestar o desejo de doar seus órgãos após a morte, o deputado Stalin Bucar (PSDB) apresentou à Mesa Diretora na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 23, um anteprojeto de lei que cria o programa Transplante de Vida.

Segundo a matéria, o doador deverá manter, em seus documentos, o comprovante de doação, que deverá ser fornecido pela Secretaria da Saúde do Estado. Além de fazer os registros, organizar cadastro permanente e emitir um Certificado de Reconhecimento Público aos doadores, a Secretaria também divulgará a relação no Diário Oficial.

“O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitadas. É um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem que a população tome consciência da necessidade e da responsabilidade de destinar os seus órgãos, após a morte, para salvar vidas”, alertou Bucar.

 

Penaforte Diaz - Dicom/A.L