Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Andressa Figueiredo

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – está com dezenove fiscais e cinco inspetores agropecuários na região de Jaú do Tocantins, a 384 Km de Palmas, Sul do Estado. As equipes estão fazendo o monitoramento do caso de estomatite vesicular, tipo Indiana, notificado na Fazenda Boa Vista, de propriedade de Vitor Pereira da Silva, desde o último dia 16, quinta-feira.

Além disso, os profissionais da Adapec estão intensificando a fiscalização do trânsito, num raio de 10 Km do foco, já que o transporte de animais daquela região próxima a propriedade Boa Vista está proibido desde a última segunda-feira, dia 20, quando foi confirmada laboratorialmente a doença.

Já no local da fazenda, foi montada uma barreira na frente da propriedade, para evitar a entrada e a saída de animais, pessoas e carros, que podem transportar o vírus da doença. Carros e pessoas só podem sair do local desinfetados.

Os animais doentes, agora totalizando seis (sendo cinco vacas e dois eqüídeos), não precisam ser sacrificados. O tratamento consiste em disponibilizar sombra, água fresca e comida de fácil mastigação, devido às aftas. Não há medicação para o controle da doença viral, mas o proprietário pode fazer tratamento antibiótico para acelerar a cicatrização das feridas e prevenir infecções secundárias.

A cada três dias, os médicos veterinários examinam os animais, verificando o estágio da doença. Ao final do último sintoma, a propriedade entrará em quarentena por 21 dias.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, todas as ações estão previstas no Código Internacional Sanitário dos Animais Terrestres da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal – para contenção e controle da estomatite vesicular.

Paranã

Nesta sexta-feira, 24, completa uma semana que o Sítio Maré Mansa, no município de Paranã, Sudeste do Estado, entrou em observação final. A quarentena de 21 dias tem como objetivo verificar o fim do ciclo da doença. Só depois desse prazo, a Adapec poderá desinterditar a propriedade. Até agora, nenhum animal apresentou novos sintomas da doença.

O Sítio foi interditado no dia 16 de setembro e a estomatite confirmada no dia 19 daquele mês. Para o atendimento ao foco e execução do procedimento padrão, foram mobilizadas dezoito pessoas.

Fonte: Assessoria de imprensa Adapec