Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Mais de 40 técnicos de várias pastas da Prefeitura de Palmas receberão informações sobre métodos de recuperação de áreas degradadas, nestas quinta e sexta-feira, 30 e 31. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Semact), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Semact.

O workshop, que faz parte do projeto Olho D'água, terá como instrutores o engenheiro civil Silvestre Lopes da Nóbrega, que é especialista em áreas degradadas, e a engenheira ambiental Claúdia Rezende, que atua como professora da Escola Técnica Federal e técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Dentre as atividades do curso, estão o acompanhamento do plantio das mudas produzidas no Viveiro Municipal da Semact para recuperação das áreas alteradas do córrego Brejo comprido.

O viveiro para produção das mudas, que irão atender as diversas ações de plantio, foi construído pela Prefeitura de Palmas em 2007 e todas as mudas já estão prontas para o plantio. Todas as chácaras do entorno do Córrego foram visitadas pelos técnicos da SEMACT e seus proprietários informados e orientados para realizar a recuperação das áreas degradadas.

As mudas serão disponibilizadas aos chacareiros, ainda este ano, aguardando somente a estabilização do período chuvoso. No segundo momento deste trabalho, a Semact atenderá os chacareiros que têm em suas propriedades área de mata ciliar degradada, já que os técnicos atuaram diretamente na conscientização destes.

Projeto

O Projeto Olho D' água contempla ainda ações de Educação Ambiental, como palestras, seminários, teatro e capacitações para as escolas e comunidade em geral que estão na área de abrangência do Córrego Brejo Comprido.

 

Fonte: Ascop